16/03/15 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa SAP

Caraguatatuba ganha novos equipamentos para reintegração social

Administração Penitenciária entregou à cidade 62ª Central de Penas Alternativas e 34ª Central de Atendimento a Egresso do Estado

No último dia 13/03, a cidade de Caraguatatuba celebrou parceria entre a municipalidade e o Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do Poder Judiciário. Foi inaugurada na ocasião a Unidade de Atendimento de Reintegração Social. No mesmo endereço, na Rua Prisciliana de Castilho, nº100, no Centro, passam a funcionar a 62ª Central de Penas Alternativas (CPMA) e a 34ª Central de Atendimento a Egresso (CAEF) do Estado de São Paulo.

Estavam presentes à cerimônia o secretário de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes; prefeito, Antonio Carlos da Silva; vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; presidente da Câmara de Caraguatatuba, Oswaldo Pimenta de Mello Neto (Chininha); vice-presidente da Câmara, Vilma Teixeira; Juiz de Direito da Vara Criminal de Caraguatatuba, Bruno Luiz Cassiolato; Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial de Caraguatatuba, João Mario Estevam da Silva; Juíza de Direito da 1º Vara Cível de Caraguatatuba, Fernanda Ambrogi; Coordenador de Reintegração Social e Cidadania da SAP, Mauro Rogério Bitencourt; Coordenador Substituto de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral, Fabio Brandão Martins; secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros e Jonas Fontes, respectivamente secretário e secretário-adjunto; além de vereadores, secretários e diretores das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral, entre outras autoridades.

A iniciativa foi saudada pelas autoridades locais. O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, chegou a dizer que a cidade estava em festa. A mesma expressão foi utilizada pelo Juiz de Direito da Vara Criminal de Caraguatatuba, Bruno Luiz Cassiolato, que ressaltou em sua fala o dilema do juiz: “para alguns tipos de delito, o cárcere é excessivo, mas que se possa determinar outra pena tem que haver fiscalização”.

Além de prestar contas da atuação da Pasta em todo o estado, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, ressaltou a importância dos programas de Penas e Medidas Alternativas e de Atenção ao Egresso e Família dentro de uma estratégia para diminuir a população prisional paulista.