Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/03/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades prisionais comemoram o Dia Internacional da Mulher

Atividades fizeram parte da semana dedicada a elas

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, as equipes das unidades prisionais e comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas) no período de 4 à 13 de março realizaram homenagens às servidoras de todo sistema prisional. Sorteio de brindes, flores, poemas elaborados, bombons e trufas fizeram parte das lembranças distribuídas durante as celebrações no sistema prisional.

O Dia de Beleza fez parte da rotina da sede da Coordenadoria da Região Metropolitana (Coremetro) e das unidades prisionais CDP de Mauá e de Diadema, Penitenciárias de Guareí, ASP Joaquim Fonseca Lopes de Parelheiros, Odete L. de Campos Critter de Hortolândia e Nelson Vieira de Guareí, na qual servidoras receberam tratamento de pele, maquiagem e workshops de beleza e saúde.

O cuidado com a saúde também esteve presente nas homenagens com ação dos Centros de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da sede e da Corevali, que disponibilizaram aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional e a 3ª dose da vacina contra a hepatite B. Material educativo e orientações foram dados. Aulas de zumba da academia X Treme – Fit do Jardim Hortolândia agitaram as servidoras no CQVidass da coordenadoria da região central (CRC). Brindes e um mês de aulas grátis foram dados às servidoras por escolha do estabelecimento.

Olga Zácari, servidora da Penitenciária Feminina de Pirajuí, que venceu o câncer recentemente palestrou na Penitenciária Sargento PM Antônio Luiz de Souza de Reginópolis II e alertou sobre a doença. O depoimento da servidora faz parte da campanha “Câncer é só uma palavra, não uma sentença”.

Outras palestras também ocorreram no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha com o psicanalista e psicólogo, Sergio Bassit, que levou a reflexão do feminino ao local e a Penitenciária Odete L. de Campos Critter de Hortolândia recebeu a palestra Mulher do Século XXI, com Marcel Carvalho.

A descontração com o uso de formas de expressão teve presença marcada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Independência, que incentivou as colaboradoras com atividades lúdicas e a Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, que levou dança de salão e apresentação de cosméticos da linha Mary Kay.

Organizada pelos servidores, o CPP de Porto Feliz promoveu o café da manhã cultural, que contou com apresentação musical de colaboradores ao som de violões e a Penitenciária de Assis, apoiada pela CIPA, Grupo de Acolhimento (GA) e projeto Viva Melhor! Viva Feliz! – Prevenir exibiram vídeo motivacional valorizando as colaboradoras.

Atividades voltadas aos reeducandos sobre a data comemorada foram postas em prática no Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba. O projeto tinha como meta mostrar para os internos, as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história e a sua importância. Após isso, confeccionaram painéis comemorativos e apresentação da história de Maria da Penha, vítima da violência doméstica que dá nome à lei criada para proteger mulheres contra maus tratos.

Confraternizaram também os Hospitais de Custódia de Taubaté e II de Franco da Rocha (HCTP); os CDPs Capela do Alto, de Sorocaba, Dr. Felix Nobre de Campos de Taubaté, de Suzano, de Campinas, Éderson Vieira de Jesus de Osasco; I de Pinheiros; de Itapecerica da Serra; de Hortolândia, ASP Vanda Rita Brito do Rego de Osasco e Penitenciárias de Franco da Rocha III, ASP Joaquim Fonseca Lopes de Parelheiros, Feminina de Sant’ana, II de Potim, Nilton Silva Franco da Rocha II e a Coordenadoria de Saúde.

aasassa
Topo