19/02/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Grupo de Apoio Vida Nova retoma atividades na Penitenciária de Assis

Voltado para dependentes químicos, o grupo tem nova edição em 2015

A Penitenciária de Assis iniciou fevereiro com a primeira reunião da edição do Grupo de Apoio Vida Nova no dia 4, com a participação de 60 reeducandos, entre eles membros já integrantes de anos anteriores. Os encaminhamentos de presos foram solicitados pelos juízes das Varas de Execução Criminal (VEC) de Assis e Tupã para acolher aqueles que são dependentes químicos como medida de tratamento.

Com duração de duas horas, cada encontro semanal do grupo tem a finalidade de promover a autoajuda e a privação do uso de drogas. A metodologia do grupo é formada por dinâmicas de grupo, reflexões textuais e relatos conduzidos mediante as publicações da Cruz Azul do Brasil.

Realizado desde abril de 2013 na penitenciária, os encontros foram idealizados pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Nivaldo dos Santos, pedagogo especializado em dependência química, que também conta com o apoio da psicóloga Lúcia Oda, da estagiária Lígia Souza Oliveira e da supervisora técnica da unidade, que também é psicóloga, Elisa Maria Malacrida e do diretor técnico, Mauro Luiz Lima.

Na última reunião, ocorreu a dinâmica denominada “O Gráfico e Sua Vida” que fez parte do agrupamento no qual os integrantes deveriam detectar os pontos negativos e positivos de suas vidas, desde o nascimento, marcando o início de grupo com uso de papel e lápis. Após o exercício, houve discussão e reflexão sobre a atividade.