Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/01/15 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária de Iaras oferece diversos cursos do Pronatec a reeducandos

Com convênios com o Senai, Senac e Etec unidade oferece nova oportunidade para quem está preso

As aulas práticas são essenciais para o desenvolvimento do potencial dos alunos

A Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras terminou o ano de 2014 formando 191 reeducandos de 12 turmas em cursos profissionalizantes e a previsão é que ainda no primeiro semestre de 2015 mais 13 turmas, com um total de 200 presos, também sejam beneficiadas.

A unidade conta com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem convênios com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que disponibiliza cursos de mecânico de máquina de costura, cozinheiro industrial, pedreiro de alvenaria, aplicador de revestimento cerâmico, pintor de obras e eletricista instalador.

Há também o Instituto Federal que promove os de cozinheiro e pintor de obras; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que oferece o curso de almoxarife e a Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec) – Centro Paula Souza que realiza o de manipulação de alimentos

A Penitenciária já está em contato com as parceiras para renovar a pactuação e garantir a realização das aulas esse ano. Segundo o diretor substituto da unidade, Luciano Gamateli, os reeducandos que participaram dos cursos agradeceram a oportunidade porque muitos nunca tiveram uma formação profissional, o que é quase indispensável para o mercado de trabalho de hoje.

Além disso, a educação também possibilita a valorização do ser humano, trazendo respeito, dignidade, capacidade, objetivo e ainda resgata valores e proporciona novas expectativas para o momento de reinserção social.

aasassa
Topo