Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/01/15 | Rosana Tenreiro - EAP

Condições climáticas alteram a rotina do Programa de Atualização para Docentes da EAP

Docentes-alunos participaram de ação de salvamento real durante enchente

O inesperado ajudou os docentes-alunos da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Carmargo Wolfmann”- EAP a contribuir de forma humanitária no resgate e salvamento de nove pessoas, na zona leste, onde acontecia a “Capacitação em Combate a Incêndios e Resgate Operacional Prisional – CROP, parte integrante do Programa de Atualização para Docentes, da disciplina Prevenção e Combate a Incêndios e Socorrismo.

O Curso aconteceu graças a uma parceria da EAP e Escola de Bombeiro Civil – CFAB, localizada na Avenida Itaquera, 8.245, nos dias 10 e 15/12/14.

Na parte da manhã aconteceu a aula teórica de Primeiros Socorros e dentre os docentes, os alunos contaram com a presença do Fábio Barros, instrutor do BOPE – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro. Já no período da tarde realizaram aula prática com Atendimento Pré Hospitalar Tático, tudo isso no primeiro dia do treinamento, ou seja, 10/12/14. No final da tarde uma chuva torrencial acabou por ocasionar enchente na região e os instrutores e docentes-alunos da EAP não pensaram duas vezes em trabalharem juntos para salvarem vidas.

Um casal e uma senhora de 70 anos foram retirados de um veículo; um senhor de um caminhão e outras quatro pessoas de um micro-ônibus, todos estavam na enchente, além de uma mulher e uma criança que foram retirados de uma residência que também já estava tomada pelas águas.

No dia 15/12/14 o treinamento começou com resgate operacional, onde foram criadas situações em que os participantes precisavam resgatar as vítimas em locais de difícil acesso. A primeira equipe composta de docentes mulheres, resgatou um homem de 105 quilos, que estava embaixo de um caminhão e a outra equipe resgatou um homem com fraturas na perna.

A segunda etapa do dia foi dedicada ao Combate a Incêndio, aprendendo posicionamento dos integrantes, maneira correta de utilização das mangueiras, forma correta de segurar e de direcionar água, o deslocamento para avanço ou recuo do fogo, utilização de extintores, dentre outros requisitos necessários para o aprendizado.

O treinamento terminou por volta das 19 h com todos os participantes em círculo, juntamente com os instrutores e colaboradores do CFAB, agradecendo a troca de experiências, conhecimentos adquiridos e valorização da missão, informou Renata Andrade, diretora substituta do Centro de Capacitação e Desenvolvimento em Recursos Humanos – CECAD - RH.

“Aqui na EAP levamos muito a sério o que é passado para os alunos e nesse sentido sempre estamos realizando cursos de atualização para docentes”, enfatiza a diretora Leda Gonzaga.

aasassa
Topo