20/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de Piracicaba traz teatro para dentro do presídio

Companhia de Teatro “Solo Sagrado” se apresenta toda semana na unidade

Pastores e Diretor durante a apresentação teatral

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba recebe, todas às quartas-feiras, a Companhia de Teatro “Solo Sagrado” para apresentação teatral. A partir das 20h, os atores entram em um dos quatro pavilhões da unidade com caixa de som, violão, microfone, descontração, criatividade e irreverência. A medida faz parte do projeto “Teatro em Arena”, promovida pela parceria entre a diretoria do presídio e a Pastoral Carcerária, que visa “levar a palavra de Deus” aos reeducandos através do entretenimento e da reflexão.

O grupo apresenta uma peça durante quatro semanas, cada quarta-feira em um pavilhão diferente. Ao final do ciclo, uma nova apresentação é elaborada. O palco é o pátio de sol e a plateia assiste ao espetáculo de dentro de suas próprias celas. Atualmente, a Companhia está encenando uma peça na qual “Charlie Chaplin” tenta alegrar uma moça cega e fazê-la perceber que o amor faz sua cegueira tornar-se insignificante. Ao final, é feito um momento de reflexão, pedindo que cada reeducando deixe de ser cego para a vida e compreenda que é possível recomeçar.

O projeto teve início em abril deste ano e envolve 45 pessoas, entre atores, cantores e técnicos de som. “Sabíamos que os detentos são carentes em conhecer a Bíblia e estão em sua grande maioria ociosos, o que não é bom. Pensamos em proporcionar a oportunidade de conhecerem o teatro, mas como eles não podem sair daqui, resolvemos trazer o teatro para dentro do presídio”, explicou a protagonista da atual peça, Isabella Cristina.

A iniciativa revolucionou a conduta da população carcerária local fazendo com que o percentual de faltas disciplinares baixasse consideravelmente logo após o inicio do projeto. “Em média 30% das infrações diminuíram. O trabalho tem surtido efeito positivo no comportamento dos reeducandos”, afirma o diretor do Centro de Segurança e Disciplina do CDP, Ary Pereira Junior.