Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/01/15 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária de Assis termina o ano de 2014 com cerimônia do Grupo de Apoio Vida Nova

Grupo visa ajudar no tratamento de reeducandos dependentes químicos

Demonstração do funcionamento do Grupo de Apoio Vida Nova

A Penitenciária de Assis realizou em 11 de dezembro a cerimônia de encerramento anual do projeto Grupo de Apoio Vida Nova, que tem como finalidade a promoção de autoajuda para manter a abstinência do uso de drogas, idealizado a partir da Resolução SAP 196, de 19/09/2012.

O evento foi proposto para motivar os integrantes do grupo a continuar no processo de mudança de vida e na busca da abstinência, demonstrando aos convidados como o projeto é desenvolvido, seus objetivos e resultados alcançados.

Criado em novembro de 2012 pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP), pedagogo e especialista em dependência química pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT) de Maringá, Nivaldo dos Santos, o grupo foi implantado na Penitenciária de Assis em abril de 2013, desde o início do Programa de Prevenção às Drogas por conta da necessidade de se ter um projeto de autoajuda voltado para o não consumo.

Com a presença de 45 reeducandos, o programa realiza uma reunião por semana. Seus encontros são caracterizados pelo diálogo franco, a troca de experiências e a integração entre os pares. A ajuda mútua é o princípio básico do grupo que tem a abstinência como alvo principal. A metodologia consiste em dinâmicas grupais, reflexões sobre textos e relatos espontâneos conduzidos através das publicações da Cruz Azul do Brasil.

As psicólogas Lúcia Oda e Elisa Maria Malacrida e a estagiária Ligia de Souza Oliveira auxiliam Nivaldo no programa.

Para participar do grupo, primeiramente o detento deve concluir o Programa de Prevenção ao Uso de Drogas, receber o certificado e ser encaminhado para o Grupo de Apoio à Vida Nova dentro do presídio. Para continuar o tratamento quando liberto e morar em Assis, ele é levado ao grupo de apoio da comunidade ou na Comunidade Terapêutica Idaac Manaain. Ambas possuem funcionários que trabalham voluntariamente na unidade prisional.

São parceiros da iniciativa, o Grupo de Apoio Vida Nova da comunidade de Assis; Cruz Azul do Brasil; Central de Atenção ao Egresso e Famílias (CAEF) e a Comunidade Terapêutica Idaac Manaain.

A cerimônia contou com os discursos do idealizador do projeto e ASP Nivaldo dos Santos; do diretor técnico da unidade, Mauro Luiz Lima; do ASP Valdecir Nery Evangelista; da psicóloga e supervisora técnica, Elisa Maria Malacrida; do diretor do Centro de Trabalho e Educação, Carlos Alberto de Oliveira; do diretor do Centro de Trabalho e Educação substituto Mauro Sérgio Nunes; do sargento do exército e instrutor do TG 02-046, Adriano Francisco de Souza Silva e da psicóloga Gilmara Betini, responsável técnica pela Central de Atenção ao Egresso e Famílias (CAEF) de Assis.

Apresentação teatral de como é realizado o grupo e a atrações musicais da cantora gospel de Assis, Rosana Melo e do missionário da Igreja Renovada, Oziel dos Santos fizeram parte da celebração que contou com a presença de 70 reeducandos participantes do projeto, funcionários, diretores, diretoria do Grupo de Apoio Vida Nova de Assis, grupo realizado na comunidade e integrantes da CAEF.

“Como diretor da unidade, entendo que o Grupo de Apoio Vida Nova vem contribuindo de forma eficiente e eficaz na manutenção de abstinência dos sentenciados que participam do projeto, que é reconhecido pelo juiz de direito da 1ª Vara Criminal e corregedor dos Presídios da Comarca de Assis, Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior. Ele que encaminha sentenciados para participação no grupo, como medida educativa proposta pela Resolução SAP. Dessa forma, contribui para o alcance dos objetivos propostos por esta secretaria”, afirma o diretor técnico da unidade, Mauro Luiz.

aasassa
Topo