Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/12/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Secretaria de Administração Penitenciária em clima de Natal

Unidades prisionais celebram a data com missas temáticas e entrega de presentes para as crianças

Presentes arrecadados pelos servidores do CDP de Suzano para a Campanha

Com a chegada do Natal, o Centro de Detenção provisória (CDP) de Suzano em 22 de dezembro, doou roupas e brinquedos para 36 crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Viva Vida localizada no Jardim São José, Suzano.

Iniciada em 2013 e criada pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), representado na Corevali pela servidora Heloísa Helena dos Santos Galvão, a campanha neste ano começou no dia 17 de outubro e se estendeu até 10 de dezembro. A arrecadação ficou por conta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), composta por sete servidores, que teve como contribuintes o todo o corpo funcional da unidade e outros profissionais que eventualmente dão assistência aos reeducandos, como advogados e oficiais de justiça.

Na entrega, os integrantes da Cipa contaram com o auxílio de Agentes de Segurança Penitenciária (ASP), oficiais administrativos, enfermeira, psicóloga e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), com total de 15 servidores que presentearam 23 meninos e 13 meninas.

Acolhendo crianças e adolescentes, de recém nascidos aos jovens, a Casa de Acolhimento Viva Vida objetiva retirá-los de ambientes familiares desestruturados e oferecer condições dignas de alimentação, educação e valores que possam contribuir para o desenvolvimento deles.

É a segunda vez que o CDP entrega presentes no local. Os brinquedos e roupas foram adquiridos pelos funcionários de acordo com a faixa etária de cada criança, por meio de contato prévio dos integrantes da CIPA com a instituição, que descreveu em lista as idades dos acolhidos. Salgadinhos e refrigerantes também foram distribuídos pela equipe, além da participação do ASP caracterizado de Papai Noel, Ednei Costa da Silva.

Para o próximo ano, entraram em contato com a Assistência Social da Prefeitura de Suzano para verificação de outras instituições de acolhimento para crianças e adolescentes para diversificarem os locais de entrega dos brinquedos.

Este ano o slogan da campanha foi "Criança que brinca é mais feliz, gente que doa também. A frase parece simples e o gesto de doar um brinquedo também. Independentemente de seu valor financeiro, traz um significado forte tanto para os servidores que participam da campanha, quanto para as crianças que recebem o presente, porque ao serem retiradas da família sofrem traumas que marcam a vida delas”, disse o diretor do CDP de Suzano, Pedro Pataro Júnior. “Torna-se imprescindível o apoio da instituição de acolhimento e da sociedade como um todo, para que a criança possa superar o momento traumático e viver experiências que possam alavancar sua autoestima e trazer alegria à sua vida”.

Cerimônias religiosas nas prisões

Tanto a Penitenciária I de Potim como o Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos realizaram nos dias 22 e 24 respectivamente, a celebração de uma missa para comemorar o nascimento do menino Jesus, fortalecer a fé entre os detentos e evangelizar.

A primeira missa com tema natalino ocorreu na Penitenciária de Potim com a participação de 100 reeducandos e celebrada por Dom Raimundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida. Após contato com a arquidiocese, a unidade pretende sediar mais missas mensais.

O CR de Ourinhos sediou a missa de Natal feita pelo bispo Dom Salvador Paruzzo e contou com a presença de 81 detentos do regime fechado.

aasassa
Topo