Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/12/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa “Mulheres de Peito” é inserido no Sistema Prisional

CPP Feminino Butantan é a primeira unidade prisional a receber o benefício

Carreta móvel do Programa Mulheres de Peito no CPP Feminino Butantan

O câncer de mama é uma doença que atinge grande parte da população feminina pelo mundo e para isso, o programa “Mulheres de Peito” criado pelo Governo no Estado de São Paulo, foi inserido no sistema prisional, pela parceria entre Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria de Estado da Saúde no período de 8 a 13 de dezembro, tendo como pioneiro o Centro de Progressão Penitenciário Feminino Butantan.

Inserido na sociedade em dezembro de 2013, objetiva conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame e facilidade de fazê-lo por meio de dispensa do pedido médico, agendamento rápido e garantia de tratamento após confirmação do diagnóstico. Para isso ocorrer, carretas móveis equipadas com máquinas de mamografia viajam por São Paulo atendendo e realizando exames em mulheres pelo estado.

Diante de uma causa importante, o projeto foi implantado no sistema penitenciário, por conta da dificuldade de locomoção do sistema de levá-las aos locais de exame.

O programa que possui caráter bianual é direcionado principalmente às reeducandas e servidoras na faixa etária de 50 a 69 anos, sem pedido médico e com apresentação de Cédula de Identidade e do cartão do SUS.

Quem tiver entre 35 e 49 anos também pode fazer apenas com pedido médico da unidade. Abaixo dessas faixas etárias, somente com indicação médica mencionando nódulos ou casos de câncer na família.

Aproximadamente 210 reeducandas e 40 servidoras foram atendidas.

“A iniciativa é excelente e fundamental. É uma doença que acomete mais as mulheres e com informação, diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura aumentam. Importante ressaltar o êxito da campanha nesta unidade prisional, equipe técnica e administrativa excelentes, uma ótima adesão”, comenta sobre a campanha a diretora do CPP, Rosangela dos Santos Silva de Souza.

A campanha seguirá atendendo outras unidades prisionais da SAP.

aasassa
Topo