20/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandos revitalizarão Horto Florestal após curso de jardinagem

CRC e Prefeitura de Hortolândia oferecem qualificação profissional a oito detentos

Alunos atentos às explicações da professora

Entre 24 de agosto e 30 de setembro, oito reeducandos pertencentes ao regime semiaberto da Penitenciária I (PI) de Hortolândia participam de um curso de qualificação profissional em jardinagem, oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC). Ao término do curso, o grupo irá desenvolver um projeto de revitalização do Horto Florestal da cidade, criando um jardim na área de descanso dos visitantes.

Os presos serão orientados sobre práticas de jardinagem, tipos de solo e técnicas de reprodução de plantas. Após as 32 horas de aulas práticas e teóricas, eles estarão aptos a executar o oficio de jardinagem nas áreas de manutenção e plantio. “Não tínhamos a mão-de-obra disponível, nem tão pouco qualificada para realizar a reforma no Horto. A parceria com o sistema prisional nos possibilitará oferecer um ambiente agradável, bonito, diferenciado e sadio para toda a população de Hortolândia e ainda formar novos profissionais da jardinagem”, comemora a engenheira agrônoma e coordenadora do curso, Alynne Danielle Sant’Anna.

Esta iniciativa faz parte do Programa “Segunda Chance à Cidadania”, criado pela CRC em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, visando oferecer cursos de aperfeiçoamento técnico-profissional aos detentos, bem como promover a reinserção gradativa na sociedade e o contato com pessoas e atividades laborativas. O curso de jardinagem é um projeto piloto, que pretende formar turmas periódicas de 15 sentenciados para a qualificação na profissão.

“É apenas um pequeno passo que a coordenadoria e o município dão, para inserir essas pessoas no convívio social; é um resgate à cidadania. Nosso maior objetivo não é colocar o preso para realizar um serviço apenas por fazer, como um robô programado, mas sim, que ele saiba o que está fazendo e porque está fazendo”, comenta Sant’Anna. Ela ainda frisa que pretende proporcionar aos detentos a oportunidade de realizar outros projetos de urbanização e jardinagem, em diversas entidades do município. “Eles (reeducandos) estão sempre dispostos a aprender e a ajudar no que for necessário. Queremos proporcionar-lhes a oportunidade de serem profissionais no assunto”, destaca.