01/12/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducanda da PFII de Tremembé tem texto publicado em livro de projeto

Projeto “Ler é Bom, Experimente” visa estimular a leitura e neste ano começou a fazer parte da rotina de reeducandos da Corevali

O escritor Laé de Souza e a professora Almerinda em palestra sobre o projeto Ler é bom, Experimente!

O projeto “Ler é Bom, Experimente!”, que ocorre nas unidades prisionais informou em 8 de outubro a escolha do texto produzido pela reeducanda Maria de Fátima Bezerra, reclusa na Penitenciária Feminina (PFII) de Tremembé para integrar o livro de crônicas – Volume 6 que foi publicado em 18 de novembro, em evento na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, Alto da Boa Vista - Sorocaba. Com devida autorização da detenta, o texto faz parte da publicação.

A produção textual da reeducanda, intitulada “Dia Seguinte”, fala sobre a monotonia de um dia chuvoso e perspectiva da esperança após a chuva.

No lançamento do livro, houve palestra do escritor e coordenador do trabalho, Láe de Souza, para estudantes participantes do projeto no qual foram convidadas a sentenciada e a professora ministrante das aulas na unidade, Almerinda Pinheiro Faroni Guimarães da Escola Estadual Comendador Teixeira Pombo de Tremembé. Por conta do regime fechado, Maria de Fátima não pode comparecer e foi representada pela Diretora Técnica II da PFII de Tremembé, Ludimila Martins Pombo Albanese.

Almerinda destacou na palestra a aceitação que as alunas tiveram pelo projeto e a escolha do texto da reeducanda.

O projeto, desenvolvido em todo país há 14 anos pelo Grupo Projetos de Leitura, aprovado pelo Ministério da Cultura, objetiva incentivar a leitura oferecendo livros e materiais didáticos gratuitamente aos participantes.

Este ano o Grupo de Projetos de Leitura fez parceria com a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) que iniciou simultaneamente as aulas em abril no Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé, Centro de Detenção Provisória de Taubaté, Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, Penitenciárias Femininas I e II de Tremembé, Penitenciária I de Tremembé e Penitenciária I de Potim, cada unidade com uma turma.

Por meio da leitura de livros doados de autoria do escritor Laé de Souza, os alunos desenvolvem o hábito de ler e promovem atividades sobre as obras do autor, que incluem a elaboração de textos baseados nos personagens ou crônicas dos livros. Concursos para escolha dos melhores três textos da sala objetivam ganhar uma obra do autor, assim como a escolha de um texto entre as unidades para fazer parte do livro de crônicas do projeto.

“A leitura nos faz compreender o mundo e tem a capacidade de, até, mudar o nosso destino. Certamente ajudará a combater o tédio, trará momentos de diversão e reflexão e, espero, que traga benefícios aos participantes do projeto”, afirma Souza que idealiza formar novos leitores com esse trabalho, que também foi aplicado em 2008 com os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá.

Pela experiência positiva, a iniciativa será oferecida às demais unidades prisionais da Corevali e apresentado aos outros Grupos Regionais de Ações de Trabalho e Educação (Grates) de todas as coordenadorias, como atividade complementar.