Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/11/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades prisionais alertam sobre a importância de economizar água

Por meio de palestras, membros dos presídios são motivados a diminuir o consumo

Slides da palestra no CR de Avaré

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Edgard Magalhães Noronha de Tremembé e os Centros de Ressocialização (CR) de Avaré e Atibaia realizaram nos dias 29 de outubro e 13 de novembro, respectivamente, palestras voltadas à necessidade de conscientização do uso racional da água. A iniciativa de ambas as apresentações objetiva o combate ao desperdício de água, através do incentivo e ensino de formas econômicas por conta da situação que atinge o estado de São Paulo.

Após evento regional proporcionado pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) no CPP de Tremembé, com o intuito de orientar e implantar a redução de consumo da água no estado e alertar os responsáveis pela manutenção e administração e melhorias da unidade, Guardiões da Economia da unidade sobre pesquisa de vazamentos e outras informações relacionadas ao Programa de Uso Racional da água (Pura), foi solicitada a aplicação de uma palestra do mesmo tema para ser divulgadas a todos os componentes do presídio, inclusive detentos.

Com o pedido, a palestra do Pura abriu espaço também para as Cipas, reeducandos, servidores e convidados das unidades vizinhas. Palestraram no evento o técnico do Departamento de Gestão e Desenvolvimento da Sabesp, Marcio Francisco Gaefke e a técnica responsável pela Pura na região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Alba Quintela.

Em Atibaia a primeira palestra do tema foi criada e ministrada pelas professoras vinculadas a escola José Alvin, Tânia Cristina Pinheiro e Christiane Penha Biasi Fernandes de Lima e contou com auxílio na elaboração dos diretores técnico e administrativo, Marcos Valério Rodrigues Mariano e Carlos Ricardo Olmedo e o diretor substituto Marcos Joaquim Ceriali Santurbano. Com a presença de 110 reeducandos, reforçaram a ideia de passar aos seus familiares o que aprenderam.

“A água do planeta”, palestra pioneira no CR de Avaré teve como palestrante o professor do ensino público, biólogo e ex-servidor da Fundação Casa, Anderson Bacciotti que atua efetivamente com crianças nas cidades de Iaras, em projetos de conscientização ambiental. O evento teve início às 9h, com duração de uma hora e meia, projeção de slides e interação dos participantes como servidores, estagiários, professores, médicos e reeducandos.

“A palestra alcançou com toda certeza nossas expectativas e sensibilizou de forma dinâmica e direta os participantes, facilitando sobremaneira as ações e medidas que passamos a adotar nessa questão, com objetivo desejado: a economia desse bem vital, porém esgotável e insubstituível”, proferiu o diretor do CPP de Tremembé, Silvio Ferreira de Camargo Leite.

aasassa
Topo