16/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Espetáculo de música e cinema leva cultura a reeducandos

Projeto “Cinemúsica” foi apresentado a unidades prisionais

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Pianista interage com músicos da unidade

Através de uma apresentação que combina música e cinema, a cultura erudita atravessou os muros de presídios de São José do Rio Preto. Uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria da Cultura, com o apoio da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP), levou o projeto “Cinemúsica, um filme de Mariannita Luzzati e um concerto de Marcelo Bratke” a duas unidades prisionais da cidade. Em 02 de setembro, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Javert Andrade” recebeu o renomado pianista Marcelo Bratke e a artista plástica Mariannita Luzzati. No dia seguinte, foi a vez do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) ser contemplado com o espetáculo da dupla.

O intuito do projeto é abrir uma "janela imaginária" para o mundo sensível e contemplativo através da música e das artes visuais em diálogo, conectando o público à natureza e à cultura do país, simbolizada pela obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Além de composições deste, Bratke apresentou arranjos de Tom Jobim, Ernesto Narazeth e J.S. Bach, enquanto Mariannita exibiu um filme que fazia o espectador viajar através da natureza de Villa-Lobos.

O “Cinemúsica” já foi apresentado em prestigiadas salas de concerto da Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Nos estabelecimentos prisionais, detentos deram um show a parte após o concerto. No CRF, as reeducandas Priscila Cristina Gomes da Silva Lima e Luciane Rodrigues Granado Vasques demonstraram suas habilidades como pianistas para todos os presentes. No CPP, os presos Reginaldo Urenha, Douglas Alberto Vieira, Reginaldo Araújo Couto, Everton Henrique Perina e Elton Aparecido Alves apresentaram canções de Roberto Carlos e Régis Danese e, ao final, tocaram com Bratke a música Brejeiro, de Ernesto Narareth. “Acredito que este foi um momento ímpar na história desta unidade, que demonstra que a SAP tem cumprido sua missão de proporcionar ao preso condições necessárias para a reintegração social, preservando sua dignidade como cidadão”, comenta o diretor do CPP, Ademir Panciera.

Além de reeducandos, funcionários e convidados do município, o evento foi prestigiado em ambas as unidades pelo gerente regional da FUNAP de Araçatuba, Antonio Marcos Hidalgo.

O pianista já ganhou fãs no sistema prisional paulista. Além das apresentações em São José do Rio Preto, também esteve na Penitenciária Feminina de Sant’ana, no Centro de Progressão Penitenciária Feminino “Santa Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan, no Centro de Progressão Penitenciária “Edgard Magalhães Noronha” e Penitenciária II de Tremembé.