Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/11/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

GQVIDASS tem ações reconhecidas na 2ª edição do Prêmio Prevenir

A premiação visa divulgar iniciativas para a saúde, criadas por funcionários públicos

Integrantes do projeto Fique Bem! que consquistaram a primeira colocação do prêmio em Presidente Prudente

O Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), alcançou sete colocações nos dias 6 de agosto, 3 e 9 de setembro, respectivamente em Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Paulo ao participar do segundo Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde, organizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Criado e idealizado pela diretora do Centro de Promoção e Proteção à Saúde – Prevenir, doutora Mirian Matsura Shirassu e o Iamspe, a premiação surgiu em 2013 com objetivo de reconhecer e motivar a criação de projetos desenvolvidos para saúde pelo órgão criador e funcionários públicos de outras secretarias do Estado.

Podem se inscrever nos prêmios qualquer órgão ou entidade do Governo do Estado de São Paulo que pratique ações voltadas à saúde dos servidores públicos estaduais, cujo objetivo é a promoção, prevenção e atualização dos funcionários sobre o tema. Contudo, para concorrer, o projeto deve ter pelo menos dois meses de aplicação das ações e possuir resultados mensuráveis. Empresas terceirizadas que promovem serviços exclusivos aos servidores públicos não participam desse processo.

A seleção de participações é feita a partir do envio de um resumo explicativo com proibição do uso de tabelas ou gráficos e informações incompletas sobre o resultado das práticas a serem exposta aos jurados.

A banca examinadora, formada por médicos do programa, deve escolher os cinco melhores projetos dentre todos inscritos, para mostrar suas iniciativas através de do Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor. Após a apresentação neste seminário, há a entrega da premiação dos três vencedores.

Os quatro critérios avaliativos dos projetos são a replicabilidade, originalidade, metodologia e impacto sobre a população.

Em 2013, ocorreu a primeira edição do prêmio no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e sexta edição do seminário temático. As únicas diferenças com a edição atual, eram as premiações paralelas, uma para as secretarias do Estado e outra para o Iamspe e a escolha dos 10 melhores trabalhos.

No mesmo ano, o GQVIDASS conquistou o terceiro lugar com o projeto “A importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidente na Promoção da Saúde dos servidores da SAP”.

Em sua segunda participação, a SAP foi premiada com os projetos “Fique bem!”, primeiro lugar; “Artesão da saúde e qualidade de vida dentro do serviço público”, segundo lugar; “Saúde do trabalhador: fragmentação à totalidade”, quarto lugar; “Qualidade de vida no trabalho”, quinto lugar em Presidente Prudente; “Campanha da Gentileza no Trabalho”, segunda posição, terceira com o “Cipa/ CRN” em Ribeirão Preto e primeira colocação novamente com “Atenção nutricional como fator de proteção à saúde dos servidores” em São Paulo.

Após apresentação e resultado, os vencedores da secretaria foram convidados por organizadores do Prêmio Prevenir, a participar de videoconferências com intuito de divulgar para todos cadastrados por e-mail no programa de relacionamento do Iamspe e aos interlocutores do Prevenir, espalhados pelo estado. A videoconferência será realizada nos estúdios da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) no bairro Bela Vista em São Paulo, nos dias 5 e 10 de novembro e 3 de dezembro.

A equipe do projeto confirma o planejamento da terceira edição para 2015.

aasassa
Topo