Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/11/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Outubro Rosa está presente mais uma vez nas unidades da SAP

Com a intenção de combater e alertar sobre o câncer de mama os presídios da secretaria realizaram ações para orientar servidores

Encerramento da campanha "Vista Esse Lenço com Olga"

A SAP abraçou de vez a luta contra o câncer de mama e cinco unidades realizaram o Outubro Rosa com a intenção de conscientizar os servidores sobre a necessidade da realização de exames, cuidados e informações para diagnóstico.

A Penitenciária de Capela do Alto apresentou a campanha em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com a diretoria de reintegração social e atendimento à saúde. No evento, foram realizadas palestras que abordavam o câncer, o autoexame e como relatar para o médico os sintomas. Durante todo o mês a penitenciária permaneceu com cartazes e banners expostos em locais de fácil visualização. As servidoras receberam folhetos informativos, adesivos e camisetas.

Já o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba realizou, devido ao Outubro Rosa, uma palestra de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. A organização do evento foi realizada pela Cipa da unidade.

Diversas unidades da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central (CRC) também aderiram a ações do Outubro Rosa. As Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiros” de Sorocaba, Odete L. de Campos Critter de Hortolândia II, II de Itapetininga, I de Itirapina, CR de Sumaré, CR Feminino de Piracicaba e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz abraçaram a ideia.

Durante o período houve distribuição de folhetos e camisetas referentes ao tema. Além disso, cartazes foram espalhados para expor aos funcionários a importância do diagnóstico precoce e, orientações de onde e como fazer os exames necessários.

“Vista Esse Lenço com Olga”

No dia 17/10 foi feito o encerramento da campanha “Vista Esse Lenço com Olga”, onde diversas unidades usaram o lenço pela última vez. O término já estava programado para essa data, mais tudo ficou ainda mais especial quando a Agente de Segurança Penitenciária que era alvo da campanha, Olga Zácari, recebeu o diagnóstico de cura da doença.

Toda essa comoção durante o processo de recuperação foi importante para a servidora e também para os demais dos funcionários que ficaram mais alertas sobre a importância do diagnóstico precoce.

Além disso, a campanha mostrou a solidariedade que existe dentro do sistema penitenciário, pois contou com a adesão em massa dos funcionários de diversas unidades, sem ser a Penitenciária Feminina de Pirajuí, onde trabalha a servidora.

aasassa
Topo