Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/10/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha Fique Sabendo terá continuidade em 2014

Coordenada pela parceria entre SAP e CRT/AIDS, a campanha visa aplicar testes anti-HIV nas prisões do estado

Reeducando realizando teste rápido

A campanha “Fique Sabendo - Tire o peso da dúvida”, anualmente realizada pelo Governo Estadual, também ocorrerá no período de 1º a 5 de dezembro nas unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Ela objetiva incentivar, diagnosticar e realizar exames rápidos e gratuitos de HIV.

Tudo começou em 2012, quando o Centro de Referência e Treinamento DST/ AIDS-SP (CRT/AIDS) e a Coordenadoria de Saúde da SAP iniciaram a parceria que possibilitou a aplicação de testes na Penitenciária Feminina da Capital (PFC). Gradualmente, o processo estendeu-se à maioria das outras unidades.

A novidade dos modos de coleta neste ano é a partir de fluído oral, na qual é retirado líquido da gengiva e da mucosa da bochecha com haste coletora e colocado em solução por 30 minutos. Depois da contagem é revelado o resultado. Para fazer esse tipo de teste é necessário ficar sem comer e ingerir líquidos meia hora antes. O modelo de punção digital (com sangue) ainda é utilizado e somente os servidores capacitados e formados nas áreas da saúde podem executá-los.

A parceria ainda divulgou em 16 de outubro, a videoconferência “Divulgação e Atualização de procedimentos em Testes Rápidos” para estimular e introduzir os profissionais da saúde do sistema prisional paulista a abraçarem a campanha “Fique Sabendo 2014”. O processo começou com o Diretor do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, Sergio Bassitt, que abriu as videoconferências e convidou os servidores a participarem da transmissão de vídeo em tempo real.

A videoconferência incluiu palestra ministrada pela psicóloga Tânia Regina Corrêa de Souza, do CRT, que apresentou instruções técnicas e éticas e a introdução aos servidores da nova modalidade de detecção do vírus, o fluído oral, além de um vídeo informativo sobre a técnica proposta.

"Estimular o diagnóstico precoce, tanto do HIV, quanto de qualquer outra patologia significa aumentar o domínio sobre a propagação da doença. Do ponto de vista do indivíduo significa oferecer condições mais efetivas de tratamento e acesso a descobertas e inovações científicas sobre o quadro em questão, além de privilegiar a qualidade de vida e sobrevida do infectado”, afirma Bassitt. “Até mesmo nas questões de ordem prática nas unidades prisionais, ter pessoas diagnosticadas e em tratamento diminui de modo significativo a possibilidade de situações emergenciais que sobrecarregam toda a estrutura de segurança e de saúde, mantendo assim, mais elementos de serenidade e organização a fim de atingir metas em todos os aspectos necessários".

aasassa
Topo