06/10/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Atibaia forma turmas pioneiras nos cursos de Auxiliar Administrativo e Encanador Residencial

Via Rápida e Frente de Trabalho são os projetos responsáveis pela qualificação

As primeiras turmas de reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Atibaia da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), concluíram em setembro, cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo e Encanador Residencial. O primeiro foi promovido pela Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), administrado pela Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e integrante do projeto Frente de Trabalho. Já o segundo faz parte do programa estadual de qualificação profissional Via Rápida, dirigido pelo Centro Paula Souza.

Ambos os programas, têm como meta inserir o detento novamente no mercado de trabalho, seja como autônomo ou empregado.

Cada curso é aberto a detentos do regime semiaberto e com início em julho. São divididos nos módulos eixo básico, composto pelas matérias língua portuguesa, matemática, lições de cidadania, raciocínio lógico e no eixo específico, formado por aulas de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), informática, Normas Reguladoras, Planejamento e Organograma. Os dois usam apostilas, porém o de Encanador Residencial dá acesso a materiais próprios do ramo como alicate, canos, chave de fenda, lixas e serras.

É importante ressaltar também que todos os detentos formados em Auxiliar Administrativo, mediante projeto Frente de Trabalho têm contrato assinado com a Prefeitura Municipal de Atibaia e atuam na área.

“Como sempre digo, são cursos como estes que abrem portas para o início de uma vida nova longe do crime. Eles resgatam a valorização da pessoa privada de liberdade, que aprende uma nova profissão e obtém os primeiros passos para caminho de sua reinserção social”, afirma o diretor técnico da unidade, Marcos Valério.