Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/10/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Parceria entre SAP e STM continua a contratar reeducandos

Iniciado em 2012, projeto ainda abre oportunidades de trabalho na Estrada de Ferro Campos do Jordão

No período de dois anos, os trabalhos prestados pelos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgar Magalhães Noronha de Tremembé na Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) obteve sucesso. Mais de 200 presos passaram por lá e hoje 32 estão empregados na empresa.

A parceria, iniciada em junho de 2012, foi consolidada entre Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), através da EFCJ. Ela objetiva, com respeito a legislação vigente, empregar mão de obra carcerária especializada para aprendizado, possibilidade de trabalho e retorno ao convívio social.

Antes de contratá-los, o CPP e a Funap apresentaram a “Palestra do Acolhimento”, para desmistificar a imagem negativa atribuída ao detento e a promoção de respeito mútuo. Contava com 15 internos do regime semiaberto, especializados nos cursos das áreas de pedreiro, pintor, soldador e outras profissões levadas a unidade pelas parcerias com o Senai, Centro Paula Souza e Sest/Senat.

Os serviços oferecidos aos reeducandos são a manutenção e capinagem da ferrovia, que ultrapassa 40 km e passa pelas cidades de Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, além de limpeza do Teleférico Capivari e parques Piracuama e Águas Claras.

Por ser inédito na época, o projeto teve divulgação pela imprensa local e revista SAP número 5º, pág. 37.

aasassa
Topo