06/10/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades da SAP realizam concursos de beleza e cultura que ajudam a levantar a autoestima das reeducandas

Visando promover a integração, o convívio e o conhecimento o CPP do Butantã e a PF de Tremembé organizaram festas para celebrar o talento das internas

No mês de setembro duas unidades da SAP celebraram a beleza e o talento de suas reeducandas. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Butantã realizou o 9º concurso de “Beleza Atrás das Grades” e a Penitenciária Feminina (PF) Santa Maria Eufrásia Pelletier de Tremembé realizou a “Festa da Primavera”

No evento “Beleza Atrás das Grades”, do CPP do Butantã, existem três categorias: a cultural – onde as participantes redigiram uma redação e leram no palco para o público –; a miss simpatia – que julgava o desfile e as respostas que as participantes davam aos jurados nas perguntas feitas por eles –; e miss beleza – que além do julgamento realizado igual à categoria simpatia, também se avaliava a desenvoltura e beleza da participante no palco –.

O concurso é realizado desde 2004. Durante o mês de julho são abertas as inscrições para todas as reeducandas do CPP participarem, em agosto ocorre a semifinal e em setembro a grande final. O objetivo do evento é elevar a autoestima das mulheres presas, promover a integração e o conhecimento através de atividades socioculturais.

“Nesse momento estou me sentindo uma mulher de verdade, com tudo”, afirmou a reeducando F.U., vencedora do concurso de miss simpatia do CPP. Além das atrações oficiais, o evento contou com espetáculos de dança e canto. Ao final a categoria beleza, surpreendentemente, terminou empatada entre três candidatas.

É primavera

Já a PF de Tremembé realizou, no dia 26/09, a Festa da Primavera. A unidade celebra a entrada da nova estação desde 2005 e conta com oito reeducandas, pré-selecionadas, como atração principal. Essas candidatas desfilam usando trajes de galas oferecidos pelo comércio local.

A escolha da vencedora ficou a cargo dos jurados convidados, que avaliaram a elegância, simpatia e desenvoltura das candidatas. Segundo a diretora da unidade, Eliana Maria de Freitas Pereira, essa é a festa mais esperada do ano pelas internas. O evento também contou com o espetáculo de três grupos de dança formados pelas reeducandas.

“Essa Festa é a única oportunidade onde, além de exercitar a interação social, parte relevante do processo de ressocialização, elas têm a oportunidade de receber cuidados de estética com maquiadores e cabeleireiros profissionais que vêm, voluntariamente, fazer o trabalho na Unidade. Usar, ainda que por poucas horas, uma roupa diferente do uniforme é muito importante para uma mulher que passa anos usando uma calça bege e camiseta branca”, contou a diretora.

Porém para participar, as reeducandas devem manter a boa disciplina. Sendo assim um dos efeitos mais importantes que a festa pode trazer é a aproximação com cada uma delas, o que faz os servidores conhecerem melhor quem são as mulheres que estão sob a sua supervisão.