Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/07/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

PET certifica 189 reeducandos em duas unidades da SAP

Programa visa preparar o interno para o mercado de trabalho e incentiva a inclusão social

O programa visa preparar o reeducando para a entrada no mercado de trabalho

No dia 03/04 foi realizada a entrega de certificado para 111 reeducandos da Penitenciária II de Itapetininga. Eles estavam inclusos no Programa de Educação para o Trabalho (PET), realizado pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), que teve início em outubro de 2013.

O conteúdo do programa visa a inclusão social do preso. Para isso ele desenvolve habilidades que ampliem a possibilidade de entrada no mercado de trabalho, proporcionando geração de renda e participação na sociedade.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor geral da unidade, Cristiano Rosa Matarazzo, que destacou o trabalho da equipe envolvida e a satisfação que tem em ver na prática a realização dos trabalhos. Durante a cerimônia também foram entregues certificados para os participantes do curso de Informática Básica, resultado da parceria entre a SAP, Funap, Imprensa Oficial e Centro Paula Souza.

Os monitores presos da Funap responsáveis pelas aulas do PET, G.L e L.P.S, estavam felizes pelos reeducandos terem aceitado bem as aulas. “O conteúdo é muito bom, visa a cidadania, a ética e o comportamento em sociedade. Temos duas turmas com 20 alunos em cada uma e mais 40 na fila de espera”, conta L.

Já o monitor do curso de informática destacou a importância de ter um conteúdo variado para trabalhar. “Tento colocar um pouco de tudo no conteúdo, para que todos possam sair daqui com uma boa noção das ferramentas básicas”, explica P.R.

Outra unidade que realizou a entrega de certificados do PET foi o Centro de Ressocialização (CR) de Jaú. O evento aconteceu no dia 04/04 e contemplou os 78 reeducandos que participaram do curso de requalificação profissional que começou na unidade em novembro de 2013.

Foram trabalhados 10 módulos no curso: comunicação e expressão, o mundo do trabalho, arte e trabalho, caminho e possibilidades profissionais, empreendedorismo, meio ambiente, relações sociais e políticas, cidadania e ética, posicionamento estratégico e, por último, superação criatividade e inovação.

O gerente regional da Funap em Bauru, João Piauí de Oliveira, destacou a importância do apoio do CR e do trabalho dos monitores presos. Além disso, João ressaltou que é fundamental oferecer aos reeducandos possibilidades para que possam ser inseridos na sociedade com competências e habilidades no mundo do trabalho.

aasassa
Topo