02/07/14 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP é novamente vencedora no Mário Covas

Na premiação mais importante da gestão pública estadual, Secretaria vence na categoria mais concorrida

Na décima edição do Prêmio Mário Covas, realizada no último dia 30/06, a Sala São Paulo viu mais uma vez os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária brilharem. A SAP saiu vencedora na categoria “Inovação em Gestão Estadual”, a mais disputada da premiação, com o projeto “Equipe de Imobilização Tática (IT) ”, do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) 4. A SAP também conquistou a Menção Honrosa nessa mesma categoria com o projeto “Coletando o Bem”, realizado no Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Nilton Celestino” de Itapecerica da Serra. Na categoria “Melhoria do Gasto Público”, que foi criada na premiação deste ano, a Secretaria também recebeu menção honrosa com o projeto “Gestão de Recursos Hídricos no Complexo da Penitenciária Feminina de Sant’Ana”.

Na edição deste ano, foram 266 os projetos inscritos considerados válidos para concorrer ao prêmio. Destes, 60 concorreram na etapa final em cinco categorias: “Inovação em Gestão Municipal”; “Inovação em Gestão Estadual”; “Cidadania em Rede”; “Melhoria do Gasto Público”; “Governo Aberto”. Do total de participantes, 26 concorreram apenas na categoria “Inovação em Gestão Estadual”, que teve seis premiados.

O projeto “Equipe de Imobilização Tática (IT) ”, que ganhou nesta última, foi desenvolvido dentro do GIR 4, atuante nas unidades prisionais da capital e região. A equipe propõe-se a usar a arte marcial Jiu-Jitsu, com a técnica No-Gi (sem kimono), conhecida por sua suavidade e eficiência presente em seus golpes, que imobilizam e neutralizam o oponente sem causar lesões. Com isso, conseguiu reduzir nos últimos 10 anos o número de casos de enfrentamento e indisciplina da parte dos detentos, que nunca saíram lesionados.

Segundo afirma Saulo dos Santos, comandante do GIR, “a gente começou isso há dez anos. Foi uma emoção ímpar, uma coisa que a gente está lutando e teve esse reconhecimento num evento de tanto nível”.

Um dos idealizadores do projeto, Marco Antonio Dib, complementa que “no começo tivemos um pouco de resistência na adoção da técnica, mas quando os resultados começaram a aparecer a Escola da Administração Penitenciária passou a difundi-la. Ela foi aperfeiçoada nesses dez anos, chegando num padrão de excelência que agora foi reconhecido”.

O CDP de Itapecerica da Serra recebeu menção honrosa também em “Inovação em Gestão Estadual”. Fruto de uma parceria entre a unidade e uma cooperativa de recicladores locais denominada CRIS, o projeto existe há cerca de dois anos. Os próprios detentos realizam a limpeza e triagem do lixo (material orgânico e inorgânico) que posteriormente é reciclado pela Cooperativa. A iniciativa gera remição de pena aos cerca de 10 apenados que trabalham no projeto.

Como explica o diretor do CDP Claudinei Teixeira de Souza, “a menção honrosa no prêmio Mário Covas obteve uma ótima repercussão junto aos funcionários, que mostraram-se motivados e empolgados com o resultado alcançado pelo reconhecimento de seus esforços”. Souza ressalta ainda que eles “se viram como pilar dos serviços da unidade, sentindo que com seus esforços é possível fazer mais do exige suas atribuições, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais agradável e cooperativo”.

A outra menção honrosa conquistada pela Secretaria foi na categoria “Melhoria no Gasto Público”, com o projeto “Gestão de Recursos Hídricos no Complexo da Penitenciária Feminina de Sant’ana”. Como explica o atual coordenador substituto e diretor da Penitenciária Feminina de Sant´Ana, Mauricio Guarnieri, “esse projeto foi revolucionário, por conta de toda reforma hidráulica necessária num prédio quase centenário. Foram 1.290 celas reformadas com substituição de válvula de descarga, entre vários outros itens, além de um trabalho contínuo de caça aos vazamentos. O resultado é uma grande economia de água, um recurso que é cada vez mais precioso”. Guarnieri salienta ainda que “o Mário Covas foi o reconhecimento desse trabalho que deve ser estendido a outras unidades”.