27/06/14 | Nathalia Malaquim e Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

CRs de Mococa e Atibaia realizam Palestras para prevenção de DST’s

Visando a orientação, evento falou sobre AIDS e Hepatites Virais

Com grande participação dos servidores a eleição da Cipa na unidade foi um sucesso

O Centro de Ressocialização (CR) de Mococa realizou no dia 05/05 uma palestra, destinada ao reeducandos, com o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – Aids e Hepatites Virais. A proposta do evento foi alertar sobre os perigos do sexo sem proteção com intuito de orientá-los antes do período das saídas temporárias.

A palestra foi idealizada pela unidade em conjunto com os professores do Núcleo de Educação, que pensaram em maneiras de informar os presos para contribuírem na prevenção das DSTs.

Os 203 reeducandos da unidade participaram da palestra que demonstrou as formas de contágio das doenças e a importância do uso do preservativo. Além disso, foi tratado também da necessidade da participação do homem na realização dos exames pré natais a fim de evitar doenças, que muitas vezes não se manifestam, afetem a saúde da criança.

Com duração de 1h30 as apresentações foram ministradas pela coordenadora do ambulatório, Edite Estevão, pela técnica de enfermagem, Simone Baptistella Silva e pela chefe de seção, Maria Regina Parrillo Martins.

Para o Diretor do CR, Dalber Possato, o trabalho preventivo realizado é um benefício a saúde pública, além de contribuir com a diminuição dos casos, evitando que as áreas hospitalares fiquem sobrecarregadas.

O CR de Atibaia também realizou um palestra sobre Doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV – Aids, ela foi ministrada em abril com o apoio dos professores da rede estadual de ensino e da Secretaria Municipal da cidade que visa a prevenção de doenças.

Apresentada por Celina Abraão, supervisora de saúde do Centro de Controle Epidemiológico Sumico Ono da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, a palestra tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e esclarecer dúvidas de todos.

Foram apresentados pela palestrante, a diferença entre ser soropositivo HIV e Aids, informações sobre as doenças codiloma (HPV), Sífilis, Herpes e Gonorreia, além de explicar e mostrar o uso correto dos métodos contraceptivos, tanto para homens, quanto para mulheres. Outro tema em destaque na palestra foi o aumento de casos de Hepatite C, assim como prevenção e contaminação.

Houve a aplicação de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C para todos que quisessem fazer, gerando motivação e curiosidade para os reeducandos que tiveram alto índice de procura. Ocorreu também a distribuição de preservativos e panfletos explicativos do tema.

Em acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o CR de Atibaia entrará na programação anual de palestras e prevenção a doenças.

Estão em andamento os planos para aplicação das vacinas de Influenza e Hepatite B e organização de palestras sobre combate ao fumo, álcool e demais segmentos para contribuição de uma saúde melhor.