18/06/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciárias de Potim e Álvaro de Carvalho estimulam a prática de exercícios

As unidades prisionais promoveram o Dia do Desafio para incentivar a importância de praticar atividades físicas

O Dia do Desafio foi celebrado nas Penitenciárias I (PI) de Potim e Valentim Alves da Silva de Álvaro de Carvalho. Respectivamente, novata e veterana participaram no dia 28/05, com o objetivo de conscientizar os detentos e funcionários da importância de manter o costume na realização de atividades físicas para bem-estar e saúde.

Uma competição entre cidades foi elaborada para incentivar o espírito competitivo, na qual a população das unidades prisionais tem parcela de contribuição, tendo como vencedor o local que fizer o maior número de práticas esportivas como alongamento, futsal, caminhada, a dança latina zumba, exercícios de muay thai, capoeira e body combat, no tempo mínimo de 15 minutos. As adversárias das cidades de Potim e Álvaro de Carvalho foram Catarina do Ceará e Capão Bonito do Sul, do Rio Grande do Sul, respectivamente.

O convite para participação das penitenciárias veio da Secretaria de Educação da cidade de Potim e da prefeitura municipal de Álvaro de Carvalho, que com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e as diretorias dos presídios, articularam em conjunto para aplicação do evento. Outro contribuinte para a realização do dia foi a Secretaria de Esporte da Prefeitura da Cidade de Potim.

A apuração foi feita após dois dias, constatando a vitória das cidades de Potim com 66,91% sobre 62,50% de Catarina e 78,11% de Álvaro de Carvalho sobre 14,59% de Capão Bonito do Sul.

Pelo sucesso alcançado com a realização das atividades, as diretorias avaliaram a possibilidade da implantação do projeto nos próximos anos.

Histórico

O surgimento da data ocorreu durante o inverno de 1983, no Canadá, quando o prefeito de uma cidade pediu a colaboração de todos para que apagassem as luzes, saíssem de casa e andassem 15 minutos até o quarteirão mais próximo. A ação proporcionou economia na energia elétrica e estimulou a realização de exercícios físicos, se propagando pelas cidades vizinhas que marcavam a prática no mesmo dia e horário.

A data comemorativa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da The Association for International Sport for All (Tafisa) com apoio da International Sport and Culture Association (Isca).

Em 1995, no Brasil, o evento teve sua primeira edição realizada pelo Serviço Social de Comércio (Sesc) de São Paulo, em parceria com a Tafisa. O Sesc SP, no ano de 2000, recebeu a coordenação do Dia do Desafio no continente americano, ocorrendo disputas não só com cidades do país, mas também de outros continentes.

Atualmente o projeto está em sua 20ª edição e desde o ano de 2013 faz parte das ações da campanha Move Brasil, que tem como objetivo ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até 2016.

O objetivo sempre foi despertar para o interesse na atividade física, e vai além das competições que são realizadas até os dias de hoje, e ocorre na última quarta-feira do mês de maio em todo o mundo.