09/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP e Comunicação Social TJSP

Tecnologia facilita acesso de reeducandos a informações sobre processos

Iniciativa do Tribunal de Justiça (TJSP) é inédita no sistema prisional de São Paulo

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Reeducanda testa novo sistema.

Presas da Penitenciária Feminina de Sant´Ana (PFS) e reeducandos da Penitenciária José Parada Neto, de Guarulhos, estão sendo beneficiados por uma iniciativa inédita do TJSP. Trata-se da instalação de totens com computadores nas unidades prisionais do estado. Neles, os presos podem acessar diretamente o andamento dos processos.

Em teste nas unidades há quase três meses, os equipamentos já prestaram até o momento uma média de 200 atendimentos por dia na PFS e 200 por mês na Parada Neto. A discrepância nos números deve-se a vários fatores, que vão da grande quantidade de presas provisórias existente na PFS - havendo, assim, mais mudanças ao longo do processo - à menor assistência de familiares às presas, já que elas recebem menos visitas.

As informações prestadas através do totem são públicas e estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça. Porém, como os reeducandos não têm acesso à Internet, só podiam acompanhar pessoalmente os processos através de correspondência escrita. Agora, ele tem acesso instantâneo às informações. O projeto será estendido a outras unidades através de convênio entre o TJSP e a SAP.

O projeto foi inaugurado oficialmente no último dia 31/08, em solenidade na PFS na qual estavam presentes o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o presidente da Seção Criminal do TJSP, desembargador Ciro Pinheiro e Campos; os juízes assessores da Seção Criminal do TJSP, Maria Domitila Prado Manssur Domingos, Sérgio Hideo Okabayashi, Ivo de Almeida e Manuel Luiz Ribeiro; o coordenador da Capital e Grande São Paulo, Hugo Berni Neto; o diretor da PFS, Maurício Guarnieri; além de funcionários da SAP e do TJSP.