09/06/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária Nestor Canoa de Mirandópolis está em processo de modernização

A unidade prisional está sendo automatizada e inaugurou o estande de tiro

A Penitenciária Nestor de Canoa de Mirandópolis está sendo totalmente modificada pela automatização das portas de celas e pavilhões habitacionais. Também inaugurou no dia 16/05, o estande de tiro da unidade.

A automação da penitenciária foi proposta a pedido dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) ao secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, que a concedeu para maior segurança de todos que circulam por ali, se precavendo de riscos futuros.

O estande inaugurado recentemente teve sua obra iniciada em 2011, com o objetivo principal de atender as necessidades dos ASPs das unidades prisionais próximas e localizadas na cidade para facilitar o deslocamento de ambos para treinamento prático e teórico. Ele possui infraestrutura completa, equipamentos de proteção individual para os usuários, alvos, sala de aula para os cursos de teoria com cerca de 40 lugares e banheiros dos dois gêneros.

O local se encontra disponibilizado para uso dos treinamentos que serão realizados em parcerias da unidade com a Polícia Militar e possivelmente com a Escola de Administração Penitenciária (EAP), visando atender a demanda dos agentes atuantes das proximidades.

Com a transferência do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) para a penitenciária de Mirandópolis, o secretário Lourival Gomes prometeu instalar ao lado do estande de tiro a sede do grupo, com o intuito de promover a segurança e cuidar de situações emergenciais das unidades prisionais da região oeste.

As visitas à unidade contaram com o Secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes; coordenadores de unidades prisionais do Estado; prefeito municipal da cidade, Francisco Momesso; Diretor Técnico da Penitenciária de Mirandópolis, Ricardo José Marconato e do Coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste, Roberto Medina.