Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/06/14 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Caravana de cidadania em Andradina, Mirandópolis e Valparaíso

Região recebeu novas oficinas da Funap, Escola Profissionalizante Pró-Egresso, além de bolsas do Programa Frente de Trabalho

No último dia 16/05, foram inauguradas oficinas de trabalho e escolas, além de terem sido entregues certificados do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET): “De olho no futuro” e da Escola de Informática em presídios localizados em Andradina, Mirandópolis e Valparaíso. Além disso, em primeira mão, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, anunciou a construção de uma nova unidade prisional em Mirandópolis, trazendo mais empregos e movimentando a economia da região.

O dia começou animado na Penitenciária de Andradina. A Oficina Escola de Costura Industrial da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), inaugurada na unidade, tem atualmente 32 reeducandos na produção e 16 em curso de qualificação. Os trabalhadores da oficina também participam do PET, da Funap, cujo objetivo é proporcionar às pessoas privadas de liberdade a formação social, com a finalidade de atender o princípio da formação integral. Na ocasião, 17 reeducandos que já concluíram parte dos 10 módulos do programa e trabalham na oficina receberam certificados.

A próxima parada foi a Penitenciária “Nestor Canoa” I Mirandópolis. Foram inaugurados na mesma ocasião o estande de tiro na unidade e o Centro de Qualificação e Produção – Reforma de Móveis Escolares, este da Funap. A nova oficina possui capacidade para a atuação de 50 reeducandos que, além de receberem qualificação profissional, igualmente participam PET. Na ocasião da inauguração, 26 reeducandos da unidade que já concluíram dois módulos do programa também receberam seus certificados.

Outros 98 alunos do curso de informática, realizado em parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Funap, Imprensa Oficial e Centro Paula Souza, também receberam certificados na ocasião.

Outros 30 reeducandos da Mirandópolis assinaram participação no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, conhecido popularmente como "Frente de Trabalho”, que tem objetivo de proporcionar renda, juntamente com capacitação profissional, por até nove meses, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, presos em regime semiaberto e egressos. Os bolsistas trabalharão em atividades como limpeza, conservação e manutenção, mediante pagamento de ajuda de custo/bolsa-auxílio, na Prefeitura Municipal e demais órgãos públicos municipais. No âmbito da SAP, o programa é desenvolvido pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

A última parada foi no Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso. O encerramento teve uma grande atração: além da assinatura de mais 20 bolsas do “Frente de Trabalho”, aconteceu a inauguração da Escola Profissionalizante “Pró-Egresso” da unidade.

O CPP, que conta com 1.260 reeducando em regime semiaberto, apresenta grande demanda para cursos de qualificação profissional, porém a estrutura da unidade não tinha até então condições de absorver os cursos de qualificação profissional e ainda atender a educação formal neste espaço.

No final de 2012, um projeto da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, iniciou a construção da Escola Pró-Egresso, que conta com quatro amplas salas de aula, sendo três para aulas teóricas e uma para aulas práticas e também sala de professores e sanitários. Além da estrutura física, o projeto contemplou o equipamento das salas com carteiras, quadros brancos, televisores, DVDs, computadores, bebedouros, ventiladores e persianas. Cerca de 100 reeducandos podem ter aula ao mesmo tempo na nova escola.

Participaram dos eventos nas três cidades, além do já citado secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; Roberto Medina, coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste; Mauro Rogerio Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania; Hugo Berni Neto, coordenador das Unidades Prisionais da Região Metropolitana; Carlos Alberto Ferreira de Souza, coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste; Luiz Henrique Righeti, coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral; Jean Ulisses Carlucci, coordenador das Unidades Prisionais da Região Central; Solange Pongelupi, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário; Lúcia Casali, diretora-executiva da Funap; além de diretores de unidades prisionais da região e gerentes executivos da Funap.

Participaram exclusivamente em Andradina: Jamil Akio Ono, prefeito de Andradina; Joaquim Justino da Silva, presidente da Câmara de Vereadores; Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, diretor do Fórum de Andradina e juiz eleitoral; Douglas Borges da Silva , juiz da 1ª. Vara de Andradina; Carlos Antonio Gonçalves, diretor do Senai de Araçatuba; Lúcia Casali, diretora – executiva da Funap; Carlos Antonio Mendonça Casati, delegado de polícia seccional; capitão PM Sérgio, comandante da Polícia Militar; Jair Silva da Costa, diretor da Penitenciária de Andradina; Selma Ribeiro Araújo Micheleto, diretora de ensino Escola “Francisco Teodoro de Andrade.

Participaram exclusivamente em Mirandópolis: Chicão Momesso, prefeito de Mirandópolis; Mário Hirozhi Yamashita, prefeito de Lavínia; Grampola Pantaleão, presidente da Câmara de Vereadores local; Adeilson Ferreira Negri, juiz corregedor da 2ª Vara das Execuções Criminais (VEC) de Araçatuba; Flávio Hernandes José e Lindison Gimezes de Almeida, promotores da VEC de Araçatuba; 1º Tenente PM Sekime, comandante interino da 3ª Companhia; Célio Donizeti Kill, diretor da Regional Araçatuba, representando a Sert; Mari Floriano, coordenadora de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho da Sert; Ricardo José Marconato, diretor da Penitenciária I “Nestor Canoa”, de Mirandópolis; Regina Célia dos Santos, diretora regional do Sindasp; Fábio César Ferreira, representando o presidente do Sifuspesp.

Participaram exclusivamente em Valparaíso: Marcos Yuikio Higuchi, prefeito de Valparaíso; Marcelo Antonio Scatena Franco, diretor do CPP de Valparaíso. Além deles, Célio Donizeti Kill, diretor da Regional Araçatuba, representando a Sert e Mari Floriano, coordenadora de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho da Sert, também tomaram parte desse evento específico.

aasassa
Topo