30/05/14 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Novos membros da Cipa recebem certificados na SAP

Comissões internas de prevenção de acidentes foram eleitas para o biênio 2014/2015

A Coordenadoria de Saúde da Secretaria da Administração Penitenciária (ASP), através do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVida), deu posse a todas as comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas), eleitas para o biênio 2014/2015. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no dia 26/5 e reuniu representantes das unidades prisionais da Coordenadoria da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) no auditório sede da pasta e contou com a presença de autoridades, como o secretário Lourival Gomes e demais coordenadores regionais.

As unidades da capital foram as primeiras cerificadas, por conta da proximidade geográfica com a diretoria de saúde e da própria SAP. “No segundo momento, as Cipas das demais coordenadorias serão efetivamente empossadas”, explicou a coordenadora de saúde Solange Aparecida Pongelupi. “Nesta cerimônia os coordenadores das outras regionais receberam os certificados e estão encarregados de organizar a posse dos funcionários eleitos nos presídios respectivamente subordinados”, afirmou.

No evento a diretora do GQVida, Iracema Costa Jansson, falou sobre a importância da Cipa na promoção da saúde dos servidores da SAP. O secretário Lourival Gomes também destacou a responsabilidade dos novos cipeiros em seus locais de trabalho e os parabenizou pela conquista da confiança que tiveram de seus colegas, uma vez que foram eleitos através de votação. “Considero a Cipa uma importante ferramenta de promoção da saúde e prevenção de eventuais acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho e tenho plena confiança que os senhores atuarão com dedicação e destreza nesses dois anos de gestão”, reconheceu Gomes.

A função é prevenir

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além de tornar compatível permanentemente o ambiente profissional e a preservação da vida com a promoção da saúde do trabalhador.

A partir da década de 1950, a organização internacional de trabalho e a organização mundial da saúde adotaram medidas sobre a proteção dos trabalhadores visando a criação de serviços especializados em segurança, medicina e higiene nas empresas dos países membros, condições das quais o Brasil é signatário.

A Constituição do Estado de São Paulo dita que os órgãos da administração direta e indireta ficam obrigados a constituir Cipas, visando a proteção da vida, do meio ambiente e das condições de trabalho de seus servidores, na forma da lei. Pensando nisso a SAP instituiu através da Resolução 17, de 23/3/2000 (alterada pela Resolução 29, de 6/2/2009), a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em todas as suas unidades prisionais.

Estavam presentes secretário Adjunto da SAP, Luiz Carlos Catirse; Amador Donizeti Valero, chefe de gabinete; os coordenadores regionais da SAP, Roberto Medina, Hugo Berni Neto, Luiz Henrique Righeti, Jean Ulisses Carlucci, Antonio de Freitas Gomes (representando Carlos Alberto Ferreira de Souza); Solange Pongelupi, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário e Mauro Rogerio Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania.

Também prestigiaram o evento, o juiz Corregedor Paulo Eduardo de Almeida Sorci; o diretor do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina, Leandro Antonio Soares Lima; Marcelo Coelho Souza, chefe de gabinete e Edemir Alexandre Camargo Neto, diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, além de diretores de unidades prisionais e funcionários da SAP.