Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/05/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araçatuba promove semana de conscientização

Os reeducandos aprenderam sobre uso consciente da água

Lembrancinhas confeccionadas pelos reeducandos e entregues aos funcionários da unidade

Tendo em vista o Dia Mundial da Água (22/03) o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba realizou do dia 17 à 21/03 atividades para conscientizar a população carcerária da importância desse bem para a manutenção da vida.

Durante a semana, os professores da rede pública de ensino que lecionam na unidade ministraram aulas sobre a importância da água, sustentabilidade, preservação dos mananciais, necessidade do uso consciente e da economia. Cada disciplina focou o tema dentro da sua área. Nas aulas de inglês, por exemplo, os alunos foram instruídos a elaborar frases na língua inglesa com o tema sustentável.

Também fizeram parte as atividades da semana a elaboração de cartazes, painéis, pesquisas, seminários e leituras de textos que abrangeram o tema. Segundo a diretora do CR, Elisa Maria Malacrida, é importante o reeducando apreender sobre o tema para que possa exercer sua cidadania.

O Projeto foi desenvolvido pela responsável pelo setor de educação da unidade, Maria Rosana Scarano Zacarin, e colocado em prática pelos professores do ensino fundamental e do ensino médio. O principal objetivo é a orientação e sensibilização pela importância da água e a necessidade do uso consciente evitando o desperdício.

A diretora ainda afirmou que a comemoração visa a vida dentro e fora do CR, tendo em vista a necessidade de economizar água nos últimos tempos. Além disso, acredita que um tema que é discutido mundialmente é uma forma de conectar o reeducando com as questões que estão sendo levantadas no mundo. Ao final das atividades os presos confeccionaram um peixinho, entregue aos funcionários da unidade, com colher e EVA (borracha que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais) como matéria prima.

A importância da água para o mundo

O dia mundial da água foi criando em 22/03/1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todo ano esse dia é destinado a discussões sobre diversos assuntos que abrangem o tema. Junto com a data, a ONU divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que apresenta medidas, sugestões e informações que visam conscientizar ecologicamente os governantes e a população mundial para essa causa.

aasassa
Topo