09/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Seminário da SAP tem como tema as Compras Públicas Sustentáveis

Servidores da Pasta e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) acompanharam três dias de evento, também transmitido pela web e por videoconferência

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Elza Itani, representando a Secretaria de Gestão Pública, foi uma das palestrantes.

O tema sustentabilidade está cada vez mais em pauta na SAP. A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a SSRH, realizou nesta última quarta-feira, dia 17/08, a última etapa do Seminário Compras Públicas Sustentáveis. As palestras aconteceram no dia 03/08, tiveram continuidade no dia 10/08, com encerramento no dia 17/08.

Elas foram transmitidas em streaming via web pelo endereço http://media.escolasdegoverno
.sp.gov.br/seminario
. O acesso foi livre, porém só receberam certificado os servidores da SAP e da SSRH que se inscreveram através da Escola da Administração Penitenciária (EAP).

A programação do evento abarcou diversos aspectos da questão. Partiu-se do conceito de sustentabilidade, posteriormente foi explicado como elaborar um projeto de compras públicas sustentáveis, passando pelo processo de licitação e contratação e abordando até casos práticos, como as compras sustentáveis feitas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O foco do evento foi levar mais conhecimento Legal e doutrinário ao público alvo, primordialmente os servidores do sistema que operam com contratações e ou compras públicas.

O Secretário Lourival Gomes fez a abertura do evento no dia 03/08, agradecendo aos parceiros da SSRH e salientando que “as diretrizes fundamentais da Secretaria da Administração Penitenciária se assemelham às do Desenvolvimento Sustentável. O vértice é o mesmo: ambas pretendem operar transformações no ser humano”, explicou.

Segundo Paula Pudles, membro da Comissão Interna de Contratações Públicas Sustentáveis da SAP e organizadora do seminário, “Nossa expectativa é a de criar a vontade e a necessidade de que o Estado, através de seus servidores, pratique suas compras e contratações da forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita”, explica.

Para isso, ela enfatiza que os servidores foram conscientizados “da necessidade, do poder de negociação e responsabilidade que possuem ao representarem o Estado nas aquisições de bens e serviços pela Pasta”, acrescenta.

Inscreveram-se no Seminário Compras Públicas Sustentáveis cerca de 280 servidores. Eles puderam participar presencialmente do Seminário no auditório da SAP e através de polos de transmissão em Araçatuba, Santos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Assis, Franco da Rocha, Osasco, Araraquara, Campinas, Pirajuí, Presidente Venceslau e Bela Cintra. Isso foi possível graças à Central de Operações do Programa de Tecnologia para a Rede de Escolas de Governo (Tecreg), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).