22/06/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Cinema é usado para inovar aprendizado na prisão

O Projeto traz um novo universo aos alunos da PI de Serra Azul

Alunos assistem filme em sala de aula

Há quase um ano o Projeto Cinema na Escola, que é uma parceria da Penitenciária I de Serra Azul, do Ministério Público e da ONG Sara, traz aos detentos não apenas entretenimento, mas uma nova forma de aprender. As atividades culturais e educativas buscam proporcionar o despertar da reflexão, o desenvolvimento pessoal e a reintegração dos reeducandos à sociedade.

A programação que conta com dois filmes por mês é coordenada por um funcionário responsável pelo setor de educação da unidade. As apresentações são realizadas em um espaço extra-sala de aula, durante a semana, nos dois turnos manhã e tarde; abrangendo alunos desde a alfabetização até o ensino médio.

Para Eleonai Amaro Pereira, Coordenadora Pedagógica e responsável pelo setor de educação da unidade, a educação no presídio é um desafio e o cinema na escola vem ao encontro a desse desafio. “Quando passamos um filme, concedemos argumentos, abrimos espaços para debates, mexemos com as emoções dos alunos e obtemos respostas positivas”, completa Eleonai.

Cada filme é escolhido após analise minuciosa de responsáveis da educação, a fim de que os conteúdos se encaixem no ideal do projeto. Após cada exibição os alunos trabalham o tema dentro da sala de aula, através de rodas de debates, análises e composições de relatórios sobre o que foi assistido, o que permite que o educador trabalhe as diversas matérias do currículo escolar de modo mais agradável e muitas vezes eficiente.

"Os filmes apresentados aos reeducandos são cuidadosamente escolhidos, com vistas a oferecer subsídios ao trabalho de reflexão dos alunos, potencializando assim as oportunidades de futura reinserção social", afirma Dênis Rosseti, Diretor do Centro de Trabalho e Educação.

O Projeto, que teve início em 28 de setembro de 2010, tem duração determinada de um ano, mas poderá ser prorrogado ao término.