12/05/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Unidades da SAP aproveitam a páscoa para celebrar e refletir sobre a humildade e a espiritualidade

Com missas e teatro os CRs levaram o significado do feriado para dentro dos muros

Missa de Lava-Pés trouxe conforto e reflexão aos reeducandos

Com a chegada da Páscoa três unidades da SAP resolveram comemorar a data proporcionando integração e reflexão aos reeducandos. O Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos realizou no dia 17/04 a Missa de Lava-Pés no pátio da unidade.

A comemoração é uma referencia ao gesto de humildade que Jesus teve ao lavar os pés dos discípulos na noite da última ceia. A diretora do CR, Adriana Silene Logerfo Puglerino, acredita que a realização do evento faz o reeducando se sentir valorizado, principalmente pela presença do bispo responsável pela diocese de Ourinhos, Dom Salvador Paruzzo.

A celebração, que começou às 16h, contou com a presença de 87 internos e cinco agentes de segurança penitenciária (ASP). “É um evento de grande importância, que prega a humildade”, falou a diretora.

O CR “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins também realizou no dia 16/04 a Missa de Páscoa com a cerimônia de Lava-Pés. A comemoração foi realizada na ala de convivência da unidade e presidiada pelo bispo responsável pela arquediocese de Lins, Dom Irineu Danelon. O evento, que começou às 15h, contou com a participação de todos os internos e grande parte dos servidores.

A unidade celebra a data desde sua inauguração em 2001 e segundo a diretora, Maria Auxiliadora de Paula Meiado, é importante celebrar esse momento para elevar a espiritualidade e também despertar valores como a fraternidade, solidariedade e amor ao próximo.

Cultura na páscoa

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Tremembé realizou do dia 14 à 17/04 a exibição da série épica “A Bíblia” na unidade, com o intuito de propagar o verdadeiro sentido da Páscoa.

A sessão ocorreu duas vezes por dia, 13h e 18h45, de segunda a quinta-feira e contou ao todo com a participação de 1500 reeducandos. O programa foi exibido no auditório de eventos “Dr Luis Carlos de Souza”, espaço destinado a eventos culturais como exibições, palestras e espetáculos na unidade.

Já o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba realizou nos dias 12 e 13/04 a apresentação da peça teatral Via-Sacra. O espetáculo contou a história do sofrimento de Jesus desde que foi entregue a Pilatos, até a ressurreição retratando o que significa a Páscoa para os cristãos.

O projeto foi organizado pela funcionária Maria Rosana Scarano Zacarin, responsável pela educação da unidade e pelos professores da Escola Vinculadora do Estado José Candido, que também integraram a peça junto com 10 reeducandos.

O objetivo do trabalho teatral na escola é desenvolver a expressão, comunicação, linguagem, trabalho em equipe e potencialidades físico-mentais. Além disso, visa promover momentos de descontração, reflexão e melhora da autoestima para, assim, fortalecer o relacionamento entre as pessoas.

Nos dois dias de exibição, além dos reeducandos, a peça reuniu 246 visitantes que se emocionaram ao ver os membros da família atuando. Para os internos a proposta causou estranheza no começo, mas no decorrer dos ensaios eles se sentiram valorizados e respeitados em atuar ao lado dos professores, o que resultou em uma melhora até na área escolar.

Os cenários foram confeccionados nas aulas de arte e consistiam em painéis decorativos que remetiam à páscoa e às passagens bíblicas. Ao final do espetáculo foram distribuídas lembranças paras os familiares fabricadas com garrafas PET, visando a sustentabilidade.