24/04/14 | Rosana Tenreiro - EAP

Quer ficar em forma e saudável? Vem para a EAP!

Dentro do Programa Qualidade de Vida para o Servidor, na modalidade “Tardes Saudáveis”, a EAP vem inovando com aulas de Pilates, musculação, localizada, caminhadas e corridas

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Aulas são compostas de caminhada, atividades rítmicas, recreativas, musculação e pilates

Pensando nos servidores que são beneficiados com a prática de atividades físicas, o Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (CECAD-RH) vem desenvolvendo a modalidade “Tardes Saudáveis”, desde 24/3 . As aulas são ministradas pelo professor Hugo Botelho, bacharel em Educação Física, que alterna diferentes tipos de aulas, de duas a três vezes por semana, no horário das 17h às 18h30.

Até o momento são 20 servidores que frequentam as aulas realizadas no quiosque da Escola de Administração Penitenciária (EAP). As aulas são compostas de caminhada, atividades rítmicas, recreativas, musculação e pilates.

Devido a grande demanda de cursos na Escola, às vezes, o quiosque é ocupado para outros cursos na área de formação, então o professor usa a criatividade e convida os alunos para uma caminhada no Parque da Juventude. O importante é não ficar parado, uma vez que o Programa tem como finalidade promover a interação entre os servidores e diminuir o estresse causado pela rotina de trabalho, esclarece Botelho.

Para participar é necessário que o servidor preencha a ficha de inscrição e apresente o atestado médico no Núcleo de Coordenação de São Paulo e Grande São Paulo, lembrando que ainda há vagas.

Depois de matriculado, o aluno é submetido ao anamnese, que é um interrogatório que auxilia o professor na prática de atividade física, contendo dados importantes como, por exemplo, se o aluno apresenta algum tipo de problema de saúde.

“Eu sempre participo, o professor Hugo é um excelente profissional e leva a sério o seu trabalho, tenho gostado muito das aulas e o estresse tem passado longe de mim”, revela a aluna Gislene de Freitas que não perde uma aula.

No primeiro momento da aula, o professor Botelho realiza atividades de alongamento e aquecimento, em seguida desenvolve o seu plano de aula e, para finalizar, passa os exercícios de relaxamento.

“Se a turma não desanimar, até o final de 2014 teremos ótimos resultados”, enfatiza o professor Hugo.

Os especialistas esclarecem que os exercícios, principalmente o de Pilates é feito de movimentos fluentes, sem pressa e com muito controle para evitar o estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante!