11/04/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP capacita funcionários para a realização de teste rápido de DSTs em unidades

Curso visa ampliar o número de pessoas qualificadas para realizar os exames, garantindo maior controle e prevenção das doenças

Testes contribuem para o controle e prevenção de DSTs

A Coordenadoria de Saúde da SAP em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids vem promovendo cursos de capacitação para a implantação do Teste Rápido Anti-Hiv para os técnicos de saúde que atuam nas unidade prisionais do estado.

A partir de outubro do ano passado a SAP ganhou autonomia para realizar a preparação dos nossos profissionais para a realização dos exames. Com isso, os 31 técnicos atuantes na área de saúde das unidades que já foram capacitados durante a parceria devem dar aulas para ensinar aos colegas como são feitos os procedimentos dos testes.

As inscrições para os cursos de qualificação foram abertas esse ano (2014) e contam com 20 vagas para cada coordenadoria regional. A Coordenadoria das Unidades Prisionais da região Metropolitana (Coremetro) e da Região Central (CRC) já realizou a capacitação; a do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) abrirá vagas nos dias 06, 07 e 08/05.

Os exames poderão detectar o HIV (Virus de Imunodeficiência Humana), Sífilis e Hepatite B e C. Cada unidade determinará a melhor maneira de organizar a realização dos testes. Por exemplo, o Centro Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra divulga a realização dos testes e agenda data e horário para quem se interessar.

Dessa maneira a secretaria visa melhorar a prevenção e o controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Os testes possibilitam que os profissionais da saúde possam fazer o rastreamento contínuo da doença e com isso desenvolverem ações para prevenção, controle e de rápida resposta.