10/04/14 | Rosana Tenreiro - EAP

EAP dá continuidade aos cursos de Espanhol, agora em duas modalidades

Com o crescimento do número de presos estrangeiros, a EAP vem investindo em cursos de língua espanhola

A Escola de Administração Penitenciária (EAP), através do Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (CECAD – RH) está a todo vapor em 2014. Mais um curso teve destaque em fevereiro, o Módulo Básico I – Curso de Espanhol “Hola, qué tal?”.

O público alvo são os servidores que trabalham nas unidades prisionais femininas que possuem presas estrangeiras, no intuito de facilitar a comunicação. No módulo I foram disponibilizadas cinco vagas para cada unidade prisional nesse perfil.

Depois de consultadas as unidades mencionadas foram oferecidas as vagas restantes aos demais funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A docente Ana Maria Del Hoyo Negroni utiliza a metodologia presencial, com aula expositiva dialogada. O curso teve início no dia 10/02 e terminará em 30/06/14, sendo duas horas/aula semanais, das 17h30 às 19h10 e das 19h30 às 21h10, contemplando duas turmas.

A docente procura diversificar para que as aulas sejam atrativas: CDs de músicas espanholas, vídeos e slides em power point. Até um passeio a um espaço cultural caribenho está no projeto de Ana Maria, para integrar o aluno ao ambiente, além de aproximar mais a turma.

Para participar do Curso de Espanhol “Me gusta mucho...” – Módulo II, os alunos que não fizeram o curso Módulo I de Espanhol em 2013 precisaram fazer um teste de aptidão para demonstrarem o nível de conhecimento na língua espanhola.

Jânio Moreira está cursando o Módulo II e disse que a professora tem raízes na língua espanhola e isso vem contribuindo para facilitar as aulas. “O curso é muito prático e de conversação, outro dado importante é a demonstração da enriquecida cultura da língua espanhola, o que vem incentivando os alunos, além de permitir entender melhor os textos, as músicas e até mesmo para as futuras viagens”, conclui Moreira.

Lembrando que apesar de ser o segundo ano que o CECAD-RH vem trabalhando com o curso, ele foi totalmente reformulado para atender as expectativas dos novos alunos, levando em consideração as ponderações dos que participaram do primeiro curso realizado em 2013. E nada impede que novas regras sejam adequadas para os próximos cursos. A EAP está sempre aberta para receber sugestões no intuito de melhorar a qualidade de suas atividades educacionais.