03/04/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Campanha de vacinação na UP de Balbinos

Funcionários e reeducandos se previnem das doenças Hepatite B e Tétano

Campanha de vacinação em andamento na Penitenciária de Balbinos

Iniciou-se no último dia 12, a campanha para vacinação na Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza de Balbinos. O objetivo da campanha é a aplicação das vacinas Hepatite B e Dupla Adulto (antitetânica), que serão disponibilizadas tanto para funcionários como para sentenciados que possuem doenças crônicas. Até o momento foram vacinados 100 sentenciados e 10 funcionários.

A campanha segue o calendário do centro de saúde do município de Balbinos, que é composto pelas vacinas contra Hepatite B, antitetânica e influenza, que são anuais, febre amarela que ocorre a cada 10 anos (não presente nessa unidade) e a tríplice viral (com pouca utilização, por atingir principalmente as mulheres, podendo haver variação nos casos). Ela tem como foco atender as pessoas desta unidade prisional, prevenindo doenças e tratando os infectados com todos os cuidados possíveis de um tratamento médico.

A expectativa é que consigam atingir um número acima de 50% da população carcerária e dos funcionários e que a vacinação não é obrigatória e sim ofertada para os interessados. No começo do ano foram realizadas as primeiras doses das mesmas vacinas, que cobriu toda população crônica e alcançou 100% do resultado pretendido. A campanha continuará, de acordo com a demanda, até que termine de vacinar todos os interessados de ambas as classes.

Para os próximos meses, está sendo elaborada a formação de grupos e palestras educativas, que têm como meta orientar sobre a importância da imunização e prevenção de doenças, considerando o ambiente onde se encontram, propenso a contaminação. O projeto piloto ocorreu no segundo semestre do ano passado e levou palestras sobre higienização bucal e doenças sexualmente transmissíveis (DST), realizadas pela dentista e médica atuante da unidade. As palestras aconteceram na escola local, com participação dos sentenciados estudantes, que questionaram e tiveram interesse sobre os assuntos tratados, contribuindo para uma nova realização de eventos como esse nos anos seguintes. Estão sendo preparadas palestras voltadas para os funcionários, contando com parceria da Cipa.