03/04/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Avaré realiza formatura de 68 reeducandos em cursos profissionalizantes

Aulas contribuem para inserção dos presos no mercado de trabalho, ajudando a mantê-los longe da criminalidade

Foram formados 68 presos que estavam inscritos em quatro cursos profissionalizantes

No dia 20/03 foi realizada a formatura de 68 alunos do Centro de Ressocialização (CR) “Dr Mauro de Macedo” de Avaré. Os cursos foram planejados e realizados pelo Centro Paula Souza com o apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da SAP e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

As aulas tinham carga horária de 250h e fazem parte do Programa Via Rápida e do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), do governo do Estado de São Paulo. Foram oferecidos cursos de Cozinheiro, Horticultura, Eletricista e Montagem de Microcomputadores.

Participaram reeducandos do regime semiaberto, fechado e ordem de inclusão. Os cursos foram ministrados nas salas de aula existentes no CR e especificadamente as aulas práticas de Horticultura foram realizadas na horta artesanal da unidade.

Segundo o diretor da unidade, Flávio Theodoro Reis, a qualificação é de grande importância para o preso refletir sobre a entrada no mercado de trabalho e levantar a sua autoestima. Ele ainda contou que os formandos estavam muito felizes em poder receber o diploma e ter uma profissão.