26/03/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

CR de Araçatuba elabora planejamento anual de educação

Diretoria de Ensino colaborou com a elaboração do documento

Participantes da reunião

Ocorreu nos dias 05 a 07 de Março, a realização das reuniões para o planejamento anual do setor de educação que será aplicado no Centro de Ressocialização de Araçatuba (CR) com parceria da Diretoria de Ensino do local. O acontecimento teve como objetivo a elaboração de um plano pedagógico e dos projetos desenvolvidos a serem produzidos no decorrer do ano. O que se espera na prática é a reinserção do preso na sociedade e no mercado de trabalho para descartar a possibilidade de volta ao mundo do crime.

No primeiro dia, concretizado no CR de Araçatuba, foi apresentado aos professores toda a estrutura do centro, as equipes técnicas, de saúde e diretoria da unidade, para auxílio nos procedimentos.

A segunda reunião aconteceu na Diretoria de Ensino de Araçatuba e foram relatados e discutidos todos os problemas de cada turma. A partir disso, pode ser construída a proposta pedagógica que procura atender tanto as dificuldades, quanto a valorização dos pontos fortes do reeducando. Sabendo da meta da proposta que é a reinserção do preso a sociedade, os professores terão em mãos o material “Mundo do Trabalho”, que ajudará no processo de desenvolvimento de habilidades para leitura e escrita e mostrar a importância da educação, tanto na vida pessoal como na familiar.

De volta ao CR, no agrupamento final, foi feita a elaboração dos projetos do primeiro semestre de 2014 e a decisão sobre a divisão dos trabalhos, do planejamento de aulas e da utilização de materiais.

Em março os projetos começaram a ser aplicados no CR, tendo como tema a celebração do dia Internacional da Mulher, onde houve elaboração de cartazes e trabalhos de pesquisa sobre toda a trajetória das mulheres no mundo. No mesmo mês acontecerá nos dias 22 e 31, respectivamente, os projetos sobre o dia Mundial da Água e dia da Saúde e Nutrição, envolvendo atividades de conscientização e importância da utilização da água e os cuidados para uma alimentação saudável. Nos meses seguintes, as datas de Páscoa, dia das Mães, dia Mundial Sem Tabaco, dia Mundial do Meio Ambiente e Festa Junina, também trarão para a unidade criatividade com elaboração de lembrancinhas e cartazes, trabalhos de produção textual, confecção de painéis e decoração das datas comemorativas.

A reunião teve participação das diretoras do CR, Elisa Maria Malacrida, e Neide Soto Boni, da Escola José Candido; a funcionária da educação Maria Rosana Scarano Zacarin e os professores Cleverson Willian Lima Santos, Cristiane Cristina da Silva, Carla Sofia Fernandes Simões, Maria Palmira Minholi Dias, Eloiza Aparecida Lourenço, Emerson Carlos Gonçalves, Adão Nei Fonseca e André Luis de Oliveira.