06/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Curso "Alimente-se bem" é realizado na PII de Balbinos

Reeducandos aprenderam como aproveitar integralmente os alimentos

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Reeducandos fazem prova de degustação após curso.

A Funap em parceria com o SESI promoveu o curso “Alimente-se bem” na Penitenciária II de Balbinos, entre os dias 27 e 29 de julho. O intuito foi orientar os reeducandos na produção de refeições saudáveis, além de proporcionar novas experiências e conscientizá-los de que tudo pode ser aproveitado, evitando desperdícios e incentivando a criatividade.

As aulas foram realizadas pela manhã nas dependências do antigo refeitório dos funcionários, anexo à cozinha industrial. Os 60 participantes, divididos em duas turmas, foram instruídos sobre a função dos alimentos e seu aproveitamento integral. Além disso, aprenderam a preparar nove receitas que estão sendo colocadas em prática aos poucos, como ocorreu com a “torta de cachorro-quente”, incluída no cardápio dos funcionários. Ao final do curso, os reeducandos receberam um certificado.

“Alimente-se bem” é um programa do SESI idealizado em 1999 que, através de aulas teóricas e práticas de culinária, orienta a população a adquirir hábitos mais saudáveis e ensina como preparar receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas e talos, evitando assim o desperdício. A realização do curso na unidade prisional foi proposta pela Gerente Regional da Funap de Bauru, Regina da Silva, e imediatamente aceita pela direção do presídio.

Os sentenciados foram selecionados após triagem, onde foram priorizados aqueles que cumprem pena em regime semiaberto e os que trabalham na cozinha do estabelecimento prisional. “Entendemos que esses detentos poderiam, sob orientação, colocar em prática o aprendizado adquirido, beneficiando o preparativo dos alimentos na unidade e em suas residências” elucida a diretora da PII, Gislaine Fernandes Constante, quando questionada sobre o método de seleção dos participantes.

Os alunos demonstraram muito interesse e participação nas aulas, mantendo um ambiente de respeito, diversão e harmonia. “Pudemos observar que a interação dos detentos na produção dos alimentos proporcionou-lhes não apenas o aprendizado, como também momentos de descontração e incentivo à criatividade”, ilustra Gislaine.

Devido ao sucesso da iniciativa, a direção da PII está programando um novo curso que será oferecido aos funcionários da unidade. “Estamos sempre buscando cursos em diversas áreas, de profissionalizantes à manipulação de alimentos e palestras sobre saúde. Nosso intuito é buscar parcerias que viabilizem esses eventos” finalizou Gislaine.

Receitas preparadas pelos reeducandos:

27/07
- Patê de Pão com talos
- Suco da Horta
- Bolo Nutritivo

28/07
- Petit Four Salgado
- Suco de Morango Vitaminado
- Sorvete Maravilha

29/07
- Suco Milila
- Bolachinhas de Milho
- Torta de Cachorro-Quente