19/03/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Ministro Joaquim Barbosa faz visita ao CDP I de Guarulhos

O presidente do STF conversou com os presos e conheceu as instalações da unidade

Autoridades reunidas para a visitação da unidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, visitou no dia 18/03 o Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Giovani Martins Rodrigues” de Guarulhos I. Junto com ele estavam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot Monteiro e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), José Renato Nalini.

A ida ao CDP se deu pelo mutirão carcerário que está sendo realizado na comarca em conjunto com a Vara de Execuções Criminais. Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a ação engloba os processos de conhecimento e execução de todos os presos de Guarulhos.

Segundo o diretor da unidade, Willo Rogério de Jesus, o procedimento foi realizado com tranquilidade, respeito e disciplina da população carcerária do local. “A visita ocorreu entre 10h e 12h, onde eles visitaram três pavilhões, entrevistaram presos e conheceram as instalações da prisão”, conta Jesus.

Estiveram presentes também na visita o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o coordenador das unidades prisionais da região metropolitana, Hugo Berni Neto e o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do mutirão, Douglas de Melo Martins.