06/03/14 | Rosana Tenreiro - EAP

EAP age em situações pós-crise

Após incidente na Penitenciária de Itaí, servidores necessitam de uma palestra motivacional

A Escola da Administração Penitenciária (EAP) foi acionada para intervir com uma palestra com o objetivo de minimizar o impacto emocional sofrido pelos funcionários da Penitenciária "Cabo PM Marcelo Pires da Silva" de Itaí. Apesar de não ter sido um ato de subversão à ordem e disciplina com reféns, o que ocorreu em 13/01, acabou fragilizando os servidores, que trabalham com presos de perfil diferenciado, os estrangeiros.

O docente da EAP Sérgio Ricardo Ruiz Bassitt ministrou a palestra “Reflexões sobre situações de crise” e Oficina “Análise de comportamentos e atitudes em situações de crise” para quatro turmas, nos dias 12, 14, 17 e 21/2/14.

O objetivo da Palestra foi de propiciar reflexão dos servidores a respeito do uso dos próprios recursos emocionais em situações de crise e o da oficina foi desenvolver e aprimorar habilidades comportamentais e emocionais, frente às dificuldades.

Participaram 174 servidores, entre os inscritos agentes de segurança penitenciária, oficiais administrativos e agentes de escolta e vigilância penitenciária. A maioria aprovou a palestra e a oficina, esclarecendo que o conteúdo e o método utilizado serão importantes nas relações do trabalho, bem como uma reflexão para o dia a dia.

E o importante é que a Escola de Administração Penitenciária agiu com rapidez e está preparada para aplicação de um curso nesses moldes. A verdadeira missão da EAP também consiste na busca como valores de excelência, confiabilidade, capacitação e compromisso social, trabalhar por melhorias contínuas dos processos de ensino-aprendizagem, com a construção de relacionamentos abertos, transparentes, de forma a promover e estimular o desenvolvimento profissional e pessoal, com o aprimoramento de informações em conhecimentos voltados aos trabalhos prestados por servidores do sistema prisional.

“O mais gratificante foi receber a visita do diretor da unidade prisional, Fernando Ricardo Renesto, para agradecer e dizer que os resultados já estão sendo percebidos e que o servidor volta a acreditar no seu trabalho e assim, a rotina volta ao seu eixo”, esclarece Leda Maria Gonzaga, diretora da EAP.