05/03/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária Feminina da Capital abre as comemorações de carnaval da SAP

Com baile e escolas de samba, unidade levou alegria e dança carnavalesca para dentro dos portões

Escolas alegram a tarde e embalam a festa com samba-enredo

Com a chegada do carnaval diversas unidades do estado resolveram cair na folia. A primeira delas foi a Penitenciária Feminina da Capital (PFC), que realizou seu baile no dia 20/02 às 14h.

A unidade, que já tem o carnaval no seu calendário cultural há mais de 30 anos, sempre organiza a festa com as escolas de samba. Nesse ano, as participantes foram a Unidos de Vila Maria e a Vai-Vai juntamente com o sambista Thobias.

Com duração de três horas, a festividade foi embalada por ritmos como o samba, funk, pagode e sambas-enredo. Contou também com algumas alas das escolas, que levaram cor e brilho para a comemoração. A iniciativa proporcionou um momento de interação e descontração para as reeducandas.

Os organizadores do evento acreditam que a festa popular leva alegria, diversão e união para dentro da penitenciária. Através da música, dança e exercício eles procuram levantar a autoestima dessas mulheres. Além disso, a socialização é outro ponto importante em dias de festividades.

De acordo com a diretora da PFC, Ivete Barão de Azevedo Halásc, as presas se sentiram felizes e animadas com o baile; para ela esse é o momento em que as internas podem esquecer que estão no cárcere e até fazerem planos para o futuro.