01/09/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Concurso Cultural “Penitenciarismo e Cultura de Paz”

Ideias e sentimentos dos funcionários da SAP sintetizados em frase

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

Secretário entrega prêmio a um dos vencedores do concurso.

Com o intuito de valorizar o funcionário, a Secretaria lançou o Concurso Cultural “Penitenciarismo e Cultura de Paz”, com a finalidade de eleger cinco frases que contribuíssem para a não violência dentro das unidades prisionais.

A premiação foi entregue no último dia 26 de agosto, às 15 horas, no auditório da Sede da Secretaria. Uma cerimônia simples, ambiente harmonioso e cercado de paz. Participaram do evento, além do secretário Lourival Gomes, o vice- presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordini, o assessor especial da ACSP, Gaetano Brancati Luigi, e a diretora executiva da Fundação “Prof.Dr.Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP, Lúcia Casali.

A idéia da realização do Concurso relacionado com a cultura de paz na Secretaria da Administração Penitenciária surgiu de uma reunião entre a equipe do Museu Penitenciário Paulista e Associação Comercial de São Paulo – ACSP.

Com o sucesso já consagrado do Marco da Paz, a Associação Comercial de São Paulo por meio de seu idealizador, Gaetano Brancati Luigi, e suas 15 Distritais homenageiam, com a réplica do Marco da Paz, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz no mundo.

O Marco da Paz é um monumento único no gênero. Foi criado, entre outras coisas, para inspirar na Humanidade a importância da Cultura da Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor.

Os participantes do Concurso puderam expressar suas idéias e sentimentos, sintetizados numa única frase e, com certeza, foi um desafio gratificante, tendo em vista o sucesso da iniciativa.

Aos vencedores do Concurso foram entregues os respectivos troféus, nominados, na forma de réplica do “Marco da Paz”. No total foram dezenas de candidatos, somando centenas de frases, e os vencedores foram quatro agentes de segurança penitenciária e um monitor de Educação da Funap.

Conheçam os autores e as frases vencedoras:

•  Fabiano Mazzoni do Nascimento (Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis): “Paz nas Penitenciárias! A recuperação começa com esta idéia”.

•  José Ferreira da Silva (Centro de Detenção Provisória “Dr. Calixto Antonio de São Bernardo do Campo): “Cerceia a liberdade. A cultura de Paz permanece”.

•  Juarez Ferraz de Oliveira (Penitenciária de Potim II): “Cultura de paz, princípio para reintegração social”.

•  Lourival Trombim (Penitenciária II de Balbinos): “A justiça mostra o caminho; a paz da continuidade”.

•  Fideles Hellmann (monitor da FUNAP): “A paz vale a pena”.