26/02/14 | Luiz Correia - Assessoria de Imprensa - SAP

Escola EMEB “Profª Guiomar Vasconcelos de Lima” é reformada com a ajuda de reeducandos do CR Mococa

Escola Municipal de Educação Básica ganha vida em suas instalações

Antes

Depois

Ao saber das reformas recentes ocorridas na Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), a Diretoria da Escola Municipal de Educação Básica “Profª Guiomar Vasconcelos de Lima”, que se localiza na Rua Roraima, nº 250, Vila Santa Rosa, entrou em contato com um pedido de disponibilização de mão de obra dos reeducandos do Centro de Ressocialização (CR), para pintura do prédio escolar. Com materiais doados por uma empresa da região da cidade de Mococa, a escola precisava apenas de trabalhadores para realização do serviço, ocasionando na procura de ajuda.

Foram empregados inicialmente dois reeducandos da unidade, no período de 11 a 16/12/2013, com a missão de contribuírem no processo de reparação da alvenaria da escola, na intitulada "operação tapa-buracos". Na segunda fase desse processo, foram empregados seis reeducandos, com períodos de trabalho das 07h30 às 15h30, e uma hora de descanso para alimentação. Teve início a pintura total das dependências da escola e limpeza geral externa, retirando entulhos e dejetos.

“Senti o prazer de ser valorizado através dos elogios da diretoria da escola e dos funcionários do CR de Mococa, podendo ajudar a família através do dinheiro recebido”, disse o reeducando Ildefonso Ramos Pereira, que gostou muito da oportunidade de exercer a profissão de pintor e sentir a liberdade de estar novamente integrada a sociedade fazendo um trabalho social.

“O serviço de pintura prestado na Escola, foi muito importante, pois além de reduzir a pena através da remição do trabalho, o ganho financeiro, principalmente por ter ajudado a realizar um trabalho para a sociedade, ter a oportunidade de conviver com os funcionários da escola e alunos, e realmente ter tido uma oportunidade de estar reintegrando à sociedade”, descreveu o reeducando Admundo Rodrigues da Silva, sobre o trabalho executado.

Outro fato importante e que deve ser informado é sobre a segurança dos alunos, referente à circulação nos mesmos horários coincidentes com os trabalhos dos reeducandos, os quais sempre eram acompanhados por agentes de seguranças para garantir a proteção e defesa de todos os presentes no local. Não foi registrado qualquer fato negativo, sendo acompanhado pela coordenação dos agentes,Valdir Aparecido Victor, Marcelo Martins e o Diretor de Núcleo de Segurança e Disciplina, Alexandre Colpani.

“O impacto entre os funcionários, pais, alunos e direção da escola foi muito positivo, trazendo muitos benefícios à comunidade escolar. Sem a parceria seria impossível realizar a pintura da escola, pois o valor da mão de obra para o serviço necessário era muito alto. O serviço realizado pelos internos ficou excelente, nada ficando a dever à mão de obra especializada particular”, disse a diretora da escola, Laura Fernanda de Souza Rocha, após entrega do prédio totalmente restaurado e limpo. “Além deste fator, a escola pode mostrar seu papel enquanto um agente preocupado com o desenvolvimento social mais amplo da sociedade, dando oportunidade dos internos mostrarem seu trabalho e melhorar um ambiente público, onde todos tem acesso”, destacou Laura.

“Os alunos chegaram no início do ano com a escola limpa, colorida e cuidada, e observaram a todo o momento como estava bonita e alegre. Os pais apreciaram o serviço e em nenhum momento questionaram a parceria. Os funcionários acolheram o projeto unanimemente e colaboraram com os serviços, dando o apoio necessário. A escola atribui sucesso total à parceria e pretende continuar contando com a ajuda do CR, estabelecendo uma ponte entre os serviços sociais necessários e o trabalho de ressocialização realizado pelo centro. Agradecemos mais uma vez a equipe do CR e nos colocamos sempre a disposição”.