11/02/14 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Calor não impede reeducandas da PF de Campinas a dar show em futsal

Torcida incentivou as jogadoras durante toda a partida e vibrou a cada gol

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Integração entre as reeducandas é um dos objetivos do evento

Sob céu limpo e sol forte, 14 reeducandas da Penitenciária Feminina de Campinas disputaram uma competição de futsal, em 07/02. Com direito a torcida animada das colegas da unidade, os times laranja e verde deram um show de habilidade na quadra, que culminou na vitória do primeiro por 3x1. As campeãs receberam medalhas e brindes, entregues por colaboradores do presídio, como o presidente da Associação de Capoeira Arte e Dança Afro (Acada), Marco Antonio Geremias, e Vanusa Silva Lima, membro do grupo religioso Mulheres Virtuosas.

Mais que os prêmios, o principal do evento foi a emoção de quem jogou. Para a corintiana Flavia dos Santos Moura foi uma ótima oportunidade de passar o tempo, se distrair e sentir alegria pela luta, conquista e pessoas torcendo. “Não importa se vai ganhar ou perder, o que conta é a emoção de estar ali”, comenta a reeducanda, que diz gostar muito do esporte.

O futsal sempre esteve presente na unidade. Por ano são realizadas três competições oficiais, além de torneios internos. Outras atividades desenvolvidas são gincanas, capoeira e voleibol. A diretora da penitenciária, Daniele de Freitas Melo, ressalta que a prática desses esportes promove integração entre presas e beneficia na questão física.

As próprias sentenciadas fazem propostas para que mais atividades como essas sejam programadas na unidade. As reeducandas Aline Antunes da Silva e Jessica Mayara Santana auxiliaram na organização do campeonato de futsal e costumam fazer o meio de campo entre a população carcerária e a direção da penitenciária. Ambas recebem sugestões, críticas e elogios das presas e passam ao diretor do Centro de Trabalho e Educação, Fernando Arruda Filho, para a construção de novos projetos esportivos e culturais. “A competição me surpreendeu. Achei que não sairia 100%, mas todas estão falando bem”, conta Aline. Jessica acredita que essas atividades deixam as pessoas mais calmas e espantam pensamentos negativos. “Trazendo o esporte, a mente não fica vazia”, diz.