07/02/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa Frente de Trabalho é implantado na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

As reeducandas participantes trabalham quatro dias e reservam um para o estudo profissionalizante

Programa possibilita entrada das reeducandas no mercado de trabalho

Foi implantado, no dia 06/12, o programa Frente de Trabalho nos municípios de Tupi Paulista e Monte Castelo. As vagas de emprego foram ofertadas pela Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho (Sert) em parceria com a SAP, através da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC).

As 40 reeducandas do regime semiaberto da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista foram selecionadas levando em conta o bom comportamento. No programa elas trabalham quatro dias por semana, com uma carga horária de seis horas e o quinto dia é destinado para a realização de um curso profissionalizante.

Do total, 30 mulheres foram destinadas a realizar os trabalhos em Tupi e 10 em Monte Castelo. Essa oportunidade ajuda a garantir relações e trocas de experiências, que é fundamental no processo de reintegração social das reeducandas.

Para a diretora da unidade, Adriana Alkmin Pereira Domingues, a participação no Frente de Trabalho mostra às reeducandas que elas podem recomeçar e incentiva a busca por novos projetos, além de atribuir a elas responsabilidade. Dessa maneira, eles visam diminuir a reincidência dessas mulheres ao crime.