04/02/14 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP   |   Fotos: Edson Lopes Jr.

SAP dá início à operação de bloqueadores de celulares nos presídios

Governador foi conhecer o sistema instalado na PII de Presidente Venceslau

No último dia 31/01, teve início oficialmente a operação do sistema de bloqueadores de celular em unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária. A Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau recebeu na ocasião uma comitiva presidida pelo governador Geraldo Alckmin, que veio pessoalmente conhecer o sistema.

Na solenidade, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, explicou aos presentes como foi o processo, desde a série de testes realizada muito antes da licitação, ocorrida em novembro do ano passado. Eles aconteceram em unidades de Guarulhos e da capital que apresentavam diversos empecilhos ao bloqueio: localização próxima ao aeroporto, áreas densamente povoadas, muitas antenas próximas aos presídios avaliados. “Os testes nos levaram à convicção que de fato poderíamos bloquear os sinais de celulares nas prisões do Estado de São Paulo”, declarou o secretário.

Gomes também explicou a opção pela contratação de uma empresa de locação de bloqueadores : “ Se a empresa bloquear os sinais de celulares e os presos não falarem, ela recebe. Se o preso falar e ela não bloquear, o Estado não paga nada”. O secretário ainda destacou em sua fala a excelência dos funcionários da SAP: “Não basta colocar os bloqueadores. Nós temos que ter sim excelentes funcionários. E temos os melhores deste país”.

Em sua fala, o governador Geraldo Alckmin também deu destaque à excelência do sistema prisional paulista, onde as antigas cadeias públicas estão sendo paulatinamente substituídas por modernas unidades prisionais, como os Centros de Detenção Provisória (CDPs) : “Tínhamos 30 mil presos em cadeia; hoje nós temos 3 mil. São Paulo vai ser o primeiro Estado no Brasil a não ter nenhum preso em cadeia”. Alckmin ressaltou ainda a importância de se investir na área: “Quer melhorar a segurança? Investe no Sistema Penitenciário”.

Estiveram presentes à cerimônia: Lincoln Gakya, promotor de Justiça de Presidente Venceslau; Walmir Geralde, delegado diretor do Deinter 8 – Presidente Prudente; Jorge Duran, prefeito de Presidente Venceslau; Nilson Branquinho, presidente da Câmara de Vereadores da mesma cidade; Roberto Medina, coordenador das Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado; Osny Carlos Screpanti e Luis Fernando Negrão Bizzoto, diretores gerais da Penitenciária I “Zwinglio Ferreira” e da Penitenciária II “Maurício H. G. Pereira” respectivamente, ambas de Presidente Venceslau, entre outras autoridades.

O investimento do Estado foi de R$ 31.241.694,86 para a contratação da Neger Tecnologia e Sistemas Ltda, vencedora da licitação. O modelo contratado é de prestação de serviços de bloqueio, ou seja, a quantidade de equipamentos e tecnologia a serem usadas fica por conta do fornecedor. Este tem que entregar a áreas previamente demarcadas para bloqueio, sem o serviço das operadoras. O restante do complexo penitenciário e regiões externas às unidades deverão ter os serviços das operadoras já existentes antes do início do serviço.

Unidades que receberão os bloqueadores

•   Penitenciária II Presidente Venceslau
•   Penitenciária I de Avaré