30/01/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

PET realiza formatura de 16 reeducandos do CDP III de Pinheiros

Além da conclusão do programa, a comemoração serviu para exaltar a importância de ter um local destinado aos estudos

Reeducandos se formam no Programa de Educação para o Trabalho

O Programa de Educação para o Trabalho (PET) formou 16 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) III de Pinheiros. A solenidade ocorreu no dia 26/12 com a entrega das declarações de conclusão dos módulos.

O objetivo do programa é fazer o aluno compreender os impactos do trabalho sobre o ambiente e a responsabilidade social de cada um, seja ela individualmente ou em grupo. Aos reeducandos foram oferecidos seis módulos, sendo eles comunicação e expressão, o mundo do trabalho, arte e trabalho, caminhos e possibilidades profissionais, empreendedorismo e ambiente e sustentabilidade.

Os certificados, impressos pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, serão repassados a partir do inicio de 2014 aos quase 30 mil reeducandos que já participaram do programa. Ele é uma parceria com a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

Formado em Engenharia Mecânica, o reeducando monitor da Funap responsável pelas aulas do PET, F.B.F, de 39 anos, está há sete meses na unidade prisional. “Aqui é uma mistura de sentimentos, mas estar neste espaço significa um momento de realização. Trabalhar neste projeto é difícil e prazeroso ao mesmo tempo, mas meu objetivo para 2014 é ampliar e finalizar os 10 módulos do PET”, afirmou o monitor.

Um dos destaques da comemoração foi o espaço escolar construído no CDP durante 18 meses e que agora tem instalados um pavilhão de trabalho, uma sala de leitura, uma sala de aula onde acontece o PET e, a partir do ano letivo, serão também ministradas as aulas da Secretaria Estadual da Educação.

A entrega das declarações contou com a participação do diretor geral, Ademir Muniz de França, o superintendente de Educação e Trabalho da Funap, José Antonio Gonçalves Leme, além do supervisor Durval Luiz da Silva, responsável pela formação do monitor e acompanhamento dos trabalhos.