21/01/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

CDP de Caraguatatuba realiza formatura de 37 reeducandos

Os presos foram surpreendidos com o evento e se emocionaram com a conclusão de mais uma etapa escolar

Formatura entrega canudos simbólicos e ajuda a incentivar o estudo dos reeducandos

Foi realizado no dia 16/12 no pavilhão do Centro de Detenção Provisória (CDP) Doutor José Mariz de Oliveira de Caraguatatuba a formatura de 37 reeducandos que participaram do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na unidade.

Dos formandos, 26 foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que atesta a conclusão do ensino fundamental. Já os 11 restantes concluíram o primeiro e o segundo semestre da modalidade.

O evento emocionou os reeducando, pois não esperavam a comemoração. No discurso eles agradeceram a oportunidade e elogiaram a equipe do setor de educação. A intenção da unidade foi motivá-los a dar continuidade nos estudos dentro e fora do sistema penitenciário.

A unidade conta com oito professores da Secretaria da Educação que dão as aulas dentro do pavilhão escolar nos períodos matutino e vespertino. Eles contam com quatro salas destinadas aos ensinos básico e médio e uma biblioteca com área de estudos.

Foram convidados para a formatura os professores, monitores presos contratados pela Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) que atuam no pavilhão escolar, reeducandos que auxiliam nos trabalhos em sala de aula e funcionários do setor de educação do CDP. A unidade de Caraguatatuba fechou o ano de 2013 com 159 alunos que estão em formação.