14/01/14 | Nathalia Malaquim - Assessoria de Imprensa - SAP

Curso “Nutrição para a Vida” forma 26 reeducandos na Penitenciária II de Tremembé

Visando oferecer novas oportunidades aos internos, projeto ensina a escolher, preparar e comercializar alimentos saudáveis

Reeducandos se formam e ganham nova oportunidade para quando saírem da penitenciária

No dia 29/11, na Penitenciária II de Tremembé, foi realizada a formatura de 26 reeducandos do regime fechado que participaram do curso “Nutrição para a Vida”. Ele é uma parceria entre a Universidade de Taubaté (Unitau) e a SAP, através da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap).

O curso tem o objetivo de capacitar os internos para a escolha e preparo de alimentos saudáveis e orientá-los a como comercializar esses produtos. Com carga horária de 60 horas, ele já qualificou 81 participantes de quatro unidades prisionais da região do Vale do Parnaíba.

O projeto começou em 2012 na Penitenciária Feminina de Tremembé II. Ao todo foram formadas sete turmas, além das unidades já citadas, os internos do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté e os reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária – que cumprem regime semiaberto e por isso puderam realizar o curso na universidade – também participaram das aulas.

A professora de Nutrição da Unitau e coordenadora do projeto, Fabíola Figueiredo Nejar, acredita que este é o caminho no processo de reintegração social, oferecendo e criando novas oportunidades. “O ‘Nutrição para a Vida’ contribui para que vocês, quando em liberdade, possam gerar renda sem voltar para o mundo da criminalidade”, falou aos internos na entrega dos certificados.

O reeducando H.R.O de 27 anos, participou da primeira turma do curso de “Nutrição para a vida” e hoje auxilia nas aulas. Ele diz que para o futuro pretende abrir sua própria empresa de alimentação, focada na área de Home Care.