20/12/13 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Reeducandas do CRF de Piracicaba recebem certificação profissional

Programa Pró-Egresso continua qualificando presos para o mercado de trabalho

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducandas receberam certificados do curso de Assistente Administrativo do Transporte

Mais 14 reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) "Dr. Carlos Sidnes de Souza Cantarelli" de Piracicaba estão aptas a ingressar no mercado de trabalho com qualificação profissional. Elas completaram o curso de assistente administrativo do transporte – ministrado pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) – e participaram da formatura realizada em 14/11.

A iniciativa é parte do Programa Pró-Egresso Via Rápida, parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), e Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que capacita e promove empregabilidade.

As aulas ocorreram no período de 22/06 a 05/11, no espaço escolar da unidade. A reeducanda Fernanda Guios Neves de Araújo concluiu o curso e acredita que agora terá mais chances de conseguir emprego na área de transporte. “Esse era um sonho que tinha anteriormente, quando estava na rua, e não tinha condições financeiras para realizar”, comenta. Quando terminar de cumprir a pena, Fernanda pretende ainda cursar faculdade de administração.

A formatura foi aberta com o Hino Nacional, seguido pelos discursos do coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat, Samir Saleh e do coordenador de Unidades Prisionais da Região Central do Estado, Jean Ulisses Campos Carlucci. Também estiveram presentes o diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Hortolândia, Jurandyr Kenes Junior; diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba, Mario Augusto Silva; representantes do Sest Senat, professores e outros convidados.

Desde maio deste ano foram concluídos três cursos pelo Pró-Egresso no CRF: assistente administrativo, eletricista instalador e maquiadora. Há propostas de cursos como o de garçonete para ano que vem, todos em parceria com o Via Rápida.